Título: No rádio, Lula promete melhorar educação no país
Autor: Menezes, Maiá e Lamego, Cláudia
Fonte: O Globo, 02/10/2007, O País, p. 9

Presidente diz que quer recuperar, se não todo, parte do "atraso".

BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu ontem, no programa semanal de rádio "Café com o presidente", resolver grande parte dos problemas da educação no país - se não todos. Depois de citar os dois principais programas de seu governo no setor, o Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e o Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), Lula afirmou que até o fim do mandato terá criado mais dez universidades federais, 48 extensões universitárias e 214 escolas técnicas profissionais.

- Esses são números importantes porque são compromissos políticos, éticos e educacionais com a sociedade brasileira, para ver se a gente recupera o tempo que ficamos sem fazer os investimentos adequados - disse. - Tomamos a responsabilidade de resolver, se não toda, grande parte da educação no Brasil.

O presidente disse que o investimento no ensino profissional e universitário visa a recuperar o tempo perdido. Para Lula, a tarefa não é fácil; ao contrário, é muito difícil, mas é um compromisso de seu governo. Segundo ele, o Fundeb é "extremamente importante" para o ensino básico e, entre outras conquistas, aumentou de oito para nove anos o tempo de permanência das crianças na escola.

Lula lembrou que as últimas pesquisas do IBGE apontam melhora no ensino. O presidente disse que cresceu o número de crianças na escola nas faixas de 5 a 6 anos; de 7 a 14 anos; e de 15 a 17 anos, e que o número de universitários subiu 13,2%.

- São números promissores, que me deixam otimista, mas, ao mesmo tempo, que me cobram todo dia que temos de fazer ainda mais para que o Brasil recupere o atraso a que foi submetido ao longo de décadas.