Título: Presidente reclama do PMDB
Autor: Damé, Luiza e Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 03/10/2007, O País, p. 4

Lula cobra aprovação da CPMF, líderes se calam sobre cargos.

BRASÍLIA. Antes de chegar ao Planalto, os aliados rosnaram e cobraram do presidente Lula a nomeação do segundo escalão e a liberação de emendas ao Orçamento da União. Porém, diante do presidente e depois de ouvirem mais um discurso otimista de Lula, não abriram a boca. Diante do silêncio, foi o próprio presidente quem tocou no assunto, afirmando não entender por que o PMDB deu uma rasteira no governo e derrubou, na semana passada, a medida provisória que criava a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, deixando desempregado o ministro Mangabeira Unger, que logo, porém, ganhará um ministério extraordinário.

Mas Lula disse não guardar mágoas ou ressentimentos dos senadores peemedebistas, que lideraram a derrota do governo.

- Na minha mesa não tem nenhuma reivindicação do PMDB do Senado - disse Lula, que cobrou a aprovação da prorrogação da CPMF na Câmara e depois no Senado.

O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), apressou-se em explicar que, ao derrubar a MP, o problema não foi insatisfação com as nomeações, mas desconhecimento da proposta. Ele disse que Mangabeira não se dignou a ir ao Congresso explicar o seu trabalho.

Apenas depois de encerrado encontro, quando todos já se dirigiam para o elevador e o presidente estava em seu gabinete, o líder do PR na Câmara, Luciano Castro (RR), tratou de cargos com o líder do governo, deputado José Múcio Monteiro (PTB-PE). Castro tem dito que não conseguirá manter 100% dos votos do PR a favor da CPMF se as nomeações não forem resolvidas.

À noite, em jantar no Palácio da Alvorada, os líderes na Câmara teriam nova oportunidade de conversar com Lula. Mas o encontro começaria mais tarde, porque os deputados votaram até às 20h uma das cinco MPs que trancam a pauta essa semana.

- Bom, que o jantar não seja à meia-noite - brincou Lula, ao ser informado que o jantar atrasaria por causa da sessão na Câmara.

Para o líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), a negociação de cargos deve ficar para depois da votação da CPMF. Para ele, é chato sair uma lista de nomeações no Diário Oficial logo após a aprovação de uma proposta.

- Quando o PTB não estiver satisfeito, vai exteriorizar no painel. Se sair nomeação numa semana de votação importante, desestabiliza a base. Para colocar um, tem de tirar outro.

Lula prometeu que as propostas polêmicas serão apresentadas com antecedência para evitar surpresas.