Título: Senado aprova a indicação de Pagot para o Dnit
Autor: Damé, Luiza e Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 03/10/2007, O País, p. 4

Casa também confirma nome de Paulo Lacerda para comandar a Abin.

BRASÍLIA. Depois de quase seis meses de espera, o governo conseguiu aprovar ontem no Senado, por 42 votos a 24, além de duas abstenções, a indicação de Luiz Antonio Pagot para a diretoria-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura em Transportes (Dnit). Foi também a primeira vitória do governo na Casa desde o julgamento do presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), em 12 de setembro. Com uma folgada maioria de 50 votos a favor e nove contra, o plenário também aprovou a indicação do ex-diretor da Polícia Federal Paulo Lacerda para a Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O nome de Pagot foi aprovado mesmo com a recomendação contrária do PSDB, que o acusou de ocupar o cargo de secretário parlamentar do senador Jonas Pinheiro (DEM-MT) entre 1995 e 2002, enquanto, no mesmo período, trabalhava na Superintendência da Hermasa Navegação da Amazônia, em Itacoatiara (AM), empresa que tem sociedade do governador Blairo Maggi (PR-MT).

Ao GLOBO, Pagot confirmou que havia duplicidade de função como secretário parlamentar e funcionário de uma empresa no Amazonas, mas negou irregularidade. Ele disse que estava apreensivo com a votação.

Paulo Lacerda assumirá o cargo na Abin com a tarefa de ampliar os poderes e melhorar o desempenho do serviço de inteligência, órgão de assessoramento do presidente da República. A Abin tem sido acusada de falhar repetidas vezes, das as invasões de sem-terra na fazenda do ex-presidente Fernando Henrique ao caso das vaias ao presidente Lula na abertura dos Jogos Pan-Americanos, no Rio.