Título: Mantega diz que Estado ficou mais eficiente
Autor: Batista, Henrique Gomes e Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 03/10/2007, O País, p. 10

Ministro diz que maior parte das contratações foi feita pelo Judiciário.

BRASÍLIA. Responsável pela gerência e pela administração dos recursos do governo federal, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, defendeu ontem as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o funcionalismo público. Lula disse anteontem que "choque de gestão é contratar, e não demitir". Para o ministro, as contratações realizadas pelo governo equiparam a máquina estatal que, disse ele, ficou mais eficiente.

- O governo tem de procurar exercer suas funções com mais eficiência, o que significa atender melhor à população, combater mais a corrupção, ter mais policiais federais, mais médicos nos hospitais, acelerar as liberações de licenças ambientais, etc. São todas funções públicas que têm de ser exercidas com eficiência - disse Mantega.

Apesar da defesa do aumento dos gastos com pessoal, Mantega disse que a maior parte das contratações foi realizada pelo Judiciário. Ele ressaltou que grande número de novos funcionários entrou no serviço público para substituir aposentados e demitidos. No governo Lula houve, de fato, um aumento no número total de funcionários públicos, de quase cem mil.

Mantega responsabilizou a política de pessoal do governo Fernando Henrique Cardoso - chamada pelos petistas de desmonte do Estado - por parte dessas contratações.

- Antigamente, o Estado usava terceirizados, era uma ocultação de servidores. Hoje, parte dos novos servidores substitui esses terceirizados usados no governo anterior, até por obrigação legal, fomos obrigados a fazê-lo - disse, referindo-se à decisão do Tribunal de Contas da União que obriga o Executivo a substituir todos os terceirizados até 2010.