Título: Editora admite erros em livro didático
Autor: Weber, Demétrio
Fonte: O Globo, 04/10/2007, O País, p. 11

"Todas as edições contêm erros. Posso pagar caro por isso. Mas um livro didático é um ser vivo".

BRASÍLIA. A Editora Moderna admitiu ontem que há erros na primeira edição do livro didático "Projeto Araribá - História - Ensino fundamental - 8", que reproduz trechos de documento do PT sobre o programa Fome Zero e será distribuída a 1,1 milhão de alunos de escolas públicas pelo Ministério da Educação (MEC), como mostrou anteontem artigo do jornalista Ali Kamel no GLOBO. O diretor-executivo Editorial da Moderna, Sérgio Quadros, disse que o texto petista foi excluído da segunda edição, que chegará às livrarias em dezembro próximo para uso em escolas particulares. A edição que será distribuída pelo MEC, porém, ainda contém o texto sobre o Fome Zero.

Ele negou que tenha havido propaganda político-partidária, o que é proibido pelo MEC.

- Todas as edições contêm erros. Posso estar sendo sincero demais e pagar caro por isso. Mas um livro didático é um ser vivo. A gente está o tempo todo ouvindo críticas de jornalistas e professores. Temos um sistema interno de releitura. Em livro de história, tem que tomar muito cuidado com contaminações ideológicas - disse Quadros.

Segundo ele, a primeira edição do livro foi feita nos primeiros meses de 2003, na época do lançamento do Fome Zero. Daí a menção ao programa e a reprodução do texto do Instituto Cidadania, do PT. O diretor disse que as edições são refeitas a cada quatro anos e que a nova versão só ficou pronta este ano.

Entre a primeira e a segunda edição, porém, a Moderna fez alterações na obra, antes de inscrevê-la no Programa Nacional do Livro Didático do MEC, no ano passado. No capítulo 3, que trata da Primeira Guerra Mundial e da Revolução Russa, foi retirada a seguinte frase, que abria o texto: "Em 1º de janeiro de 2003, o governo federal apresentou o programa Fome Zero"

- A associação era totalmente absurda. Não tem nada a ver Fome Zero com Revolução de 17. Quando inscrevemos no programa do governo, a correção já havia sido feita - disse Quadros, declarando que, nesse caso, concorda com a crítica de Ali Kamel.

A coleção de história "Projeto Araribá" foi a mais escolhida pelas escolas no programa de distribuição de livros do governo, em que universidades públicas avaliam o conteúdo e os professores escolhem as obras.

A versão para escolas públicas contém ainda um texto sobre o governo Lula, que começa fazendo referência ao PT: "O Partido dos Trabalhadores, com algumas variações, teve bom desempenho em todo o país, mesmo nas classes médias, que tradicionalmente temiam as reformas propostas pelos partidos de esquerda." De acordo com Quadros, o "bom desempenho" petista a que se refere o livro é o resultado nas urnas. Isso porque o texto anterior, dedicado ao segundo mandato do ex-presidente Fernando Henrique, termina falando da vitória de Lula nas eleições de 2002.