Título: Anac: ministro indica mais um diretor
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 04/10/2007, O País, p. 12

BRASÍLIA. O ministro da Defesa, Nelson Jobim, está correndo para recompor a diretoria da Agência Nacional de Aviação Civil - que, sem quórum mínimo legal, não tem poder de regular o setor aéreo. Ontem, o ministro indicou para a diretoria o engenheiro Cláudio Jorge Pinto Alves. Dos cinco diretores, resta apenas o presidente Milton Zuanazzi. Jobim já indicou sua assessora especial Solange Vieira para comandar a Anac. Mas, diante da indefinição de Zuanazzi, o nome dela ainda não foi enviado ao Palácio do Planalto.

A sugestão do nome de Alves teria partido de Solange. Ele fez pós-graduação em infra-estrutura aeronáutica e aeroportos, com mestrado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Tem também doutorado pelo ITA e pós-doutorado pela École Nationale de L"Aviation Civile. Já prestou consultorias para o antigo Departamento de Aviação Civil, Embraer, Infraero e Petrobras.

Os outros nomes indicados são do economista Marcelo Guaranys, que trabalhou na Secretaria de Acompanhamento Econômico da Fazenda - proposto pelo ministro Guido Mantega -, e do brigadeiro da reserva, Allemander Pereira Filho, ex-funcionário do extinto DAC. As indicações ainda serão submetidas ao Senado.