Título: BB confirma nova oferta pública
Autor: Oliveira, Eliane e Beck, Martha
Fonte: O Globo, 04/10/2007, Economia, p. 25

O Banco do Brasil (BB) confirmou ontem que fará uma oferta pública de ações. Os papéis vendidos no mercado são os que estão em poder da Previ (fundo de pensão do BB) e da BNDES Participações, que aprovaram a operação. De acordo com comunicado anterior, a oferta pode chegar a 5% do capital social da instituição, em valores próximos a R$4 bilhões. Ainda não há data para a operação.

Com a notícia, as ações do banco chegaram a cair 7,04% e fecharam em queda de 5,48%. O problema seria que uma oferta de ações de uma empresa já com papéis em bolsa aumenta a quantidade de ações em circulação, desvalorizando-as. E estas tendem a ser oferecidas em valores mais baixos para atrair investidores, diz Aloisio Lemos, da Ágora.

O percentual de ações do BB em circulação no mercado é de 14,8% do capital. O banco tem compromisso de alcançar os 25% até junho de 2009, por estar no Novo Mercado da Bovespa, nível mais avançado nas práticas de relacionamento com investidores. Para isso, é provável que faça pelo menos mais uma oferta até lá.