Título: Ideli critica CPI das ONGs
Autor: Aggege, Soraya
Fonte: O Globo, 05/10/2007, O País, p. 9

Senadora quer comissão longe de Lula.

BRASÍLIA. Antes mesmo de começar a funcionar de fato, a CPI das ONGs já dá trabalho aos governistas. A líder do PT e do bloco do governo no Senado, Ideli Salvatti (PT-SC), convocou entrevista e bombardeou a possibilidade de a CPI investigar irregularidades e desvio de recursos que teriam sido repassados pelo governo à ONG Rede 13, que tinha a participação do ex-churrasqueiro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Jorge Lorenzetti.

Embora frisando não ter ingerência sobre a CPI, Ideli disse que, se investigar Lorenzetti ou Lurian (filha de Lula), a comissão dará mostra de que tenta chegar ao presidente.

- Se a CPI tiver como objetivo reproduzir a CPI dos Bingos e investigar o que porventura atingir o Lula, seu governo e o PT, não estaremos prestando grande serviço a esta nação - disse Ideli. - O que não pode é trazer (casos) para a investigação só porque tem, talvez, a possibilidade de chegar ao presidente Lula.

Ideli pode ter de se explicar sobre ligações dela e de colaboradores com a Fetraf, entidade de agricultura familiar que teria desviado R$5 milhões destinados ao treinamento de jovens agricultores. Ela disse que não age para blindar o governo ou a ela própria.

- Não devo, não temo e não estou envolvida em nada desta investigação.