Título: Espera agora é dentro dos aviões
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 05/10/2007, O País, p. 13

SÃO PAULO. A redução do número de vôos em Congonhas ainda não trouxe alívio para os passageiros. Reportagem do "Jornal Nacional", da Rede Globo, mostrou ontem que as filas no setor de embarque diminuíram, mas a espera agora é dentro dos aviões. A demora ocorre tanto nos pousos quanto nas decolagens. Os pátios do aeroporto estão lotados de aviões, embora a Anac tenha restringido o movimento em Congonhas a vôos sem escalas, de até mil quilômetros.

Muitos passageiros denunciam que as longas esperas só foram transferidas de lugar.

- Quando fui para Florianópolis, fiquei 40 minutos dentro do avião. Viajo muito, isso acontece toda semana - disse o engenheiro Carlos Rocha.

- Os aviões ficam rodando, parecem em marcha-lenta - disse o professor Romeu Telma.

Num vôo para o Rio, o piloto avisou que estava demorando a decolar devido ao congestionamento. Ele era o quarto da fila, e só 40 minutos depois iniciou a decolagem. A TAM disse que atrasos na ponte aérea Rio-SP podem ser reflexo do ajuste da nova malha aérea. A Anac disse que, quando o passageiro já está no avião, a responsabilidade é da torre de controle. Para a Aeronáutica, não há problemas de tráfego em Congonhas.