Título: Human Rights Watch critica Washington
Autor:
Fonte: O Globo, 05/10/2007, O Mundo, p. 31

Entidade condena tratamento de imigrantes presos e memorandos de tortura.

NOVA YORK. A organização de defesa de direitos humanos Human Rights Watch encaminhou ontem uma petição ao Congresso americano para que haja um monitoramento das condições de saúde de imigrantes ilegais presos nos EUA. Segundo relatório da entidade, imigrantes contaminados pelo HIV ou que já tenham desenvolvido sintomas da Aids não fazem exames médicos e nem recebem tratamento adequado nas prisões americanas, em flagrante desrespeito aos direitos humanos.

A entidade calcula que haja cerca de 30 mil imigrantes ilegais sob custódia em mais de 300 centros de detenção. A entidade denuncia que o governo americano desrespeita convenções internacionais de direitos humanos, que recomendam a imigrantes detidos tratamento médico e humanitário nos mesmos padrões legais que são destinados a prisioneiros com direitos de cidadania.

Para HRW, documentos são para proteger funcionários

A Human Rights Watch condenou a existência de dois memorandos secretos permitindo o uso de ¿técnicas de interrogatório rigorosas¿, denunciadas pelo ¿New York Times¿.

¿ Esses memorandos são um incentivos à prática de tortura e uma tentativa de encobrir funcionários ministeriais que podem ser processados por conduta abusiva. Durante a gestão de Alberto Gonzales, as tentativas de acobertar as práticas abusivas em interrogatórios faziam parte de uma ação orquestrada pelo governo para incentivar a tortura ¿ declarou Joanne Mariner, diretora da Human Rights Watch para temas referentes ao combate ao terrorismo.