Título: Jefferson quer os mandatos de infiéis
Autor: Camarotti, Gerson e Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 06/10/2007, O País, p. 4

Presidente do PTB tem motivação especial: a filha, Cristiane Brasil, é suplente.

BRASÍLIA. Um dos partidos mais afetados pelo troca-troca de legenda depois de 27 de março, o PTB vai romper um acordo informal na base governista, que evitaria a briga na Justiça para reaver os mandatos dos infiéis. Da lista dos 16 que podem perder o mandato pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), cinco ex-petebistas estão na mira do presidente do partido, Roberto Jefferson. Ele tem ainda uma motivação especial: sua filha, Cristiane Brasil, é a segunda suplente na vaga do deputado Sandro Matos, que foi para o PR e se licenciou; em seu lugar, assumiu Dr. Paulo Cesar, que também deixou o PTB e foi para o PR. Mas o PR pode atrapalhar os planos de Jefferson.

Em nota, Jefferson avisou que quem não voltar ao PTB enfrentará um processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE): "Eu só aceito que o deputado retorne se ele prestar juramento à nossa bandeira. O parlamentar precisa entender e respeitar a história do nosso partido. São 62 anos de luta e de conquistas, e isso não pode ser renegado como se fôssemos uma agremiação de aluguel qualquer".

O PTB pretende requerer a cassação dos mandatos de Paulo Cesar, Takayama (PR), que foi para o PSC; Cleber Verde (MA), que foi para o PRB; Silas Câmara (AM), que foi para o PSC, e Jackson Barreto (SE), que foi para o PMDB. O PTB quer empossar os respectivos suplentes.

Em relação ao Dr. Paulo Cesar, o líder do PR, deputado Luciano Castro (PR-RR), já montou uma estratégia para impedir que a filha de Jefferson assuma a suplência: como Paulo Cesar é primeiro suplente, bastaria chamar de volta o titular Sandro Matos (PR-RJ), que está licenciado. Castro frisa que Matos está blindado, já que saiu do PTB em 24 de janeiro - portanto, foi beneficiado com a decisão do STF.

- Acho um erro o PTB de Jefferson tentar reaver um mandato do suplente para tentar empossar a filha. Mas já temos uma vacina para essa manobra: chamaremos de volta o deputado Sandro Matos, que tirou três meses de licença. Não vou deixar o Jefferson ficar com a vaga do partido - disse Castro.

Jefferson não quis se pronunciar sobre a reação de Castro.

O líder do PT na Câmara, Luiz Sérgio (RJ), confirmou o entendimento informal na base: os partidos que perderam deputados para aliados não devem recorrer. Ele disse que vai propor, na executiva nacional petista, que o partido não peça o mandato do deputado Paulo Rubem Santiago (PE), que foi para o PDT.

O líder do PDT na Câmara, Miro Teixeira (RJ), também disse ser contra recursos ao TSE. Ele lembrou que o PDT perdeu Sergio Brito (BA) para o PMDB, mas ganhou Santiago, do PT, e Damião Feliciano, do PR. (Maria Lima, Gerson Camarotti e Cristiane Jungblut)