Título: Faltou um para dar quorum
Autor: Baldissarelli, Adriana
Fonte: O Globo, 06/10/2007, O País, p. 14

BRASÍLIA. A votação da prorrogação da CPMF na Câmara, em segundo turno, prevista para a próxima terça-feira, pode dar dor de cabeça ao governo. Ontem, pela terceira vez consecutiva, o governo fracassou na estratégia de contar prazo para permitir a votação no dia 9. Faltou um deputado para que a sessão fosse realizada: compareceram 50 parlamentares, e o quorum mínimo é de 51.

Na sexta-feira passada e na última segunda-feira, também não houve sessões por falta de quorum. Para votar a CPMF numa sessão extraordinária, na terça à noite, o governo terá que votar, até terça-feira à tarde, duas medidas provisórias que trancam a pauta e garantir o quorum nas sessões.

O problema é que é necessário um intervalo de cinco sessões entre o primeiro e o segundo turnos de votação. Para ser aprovada, uma emenda constitucional precisa sempre passar por duas votações na Câmara e, depois, no Senado. A tática do governo é realizar uma sessão extraordinária na terça-feira à noite e concluir a votação na madrugada do dia 10. A meta fixada foi de concluir a votação no dia 10, como prazo-limite.