Título: Lula afirma que CPMF é um imposto justo
Autor: Baldissarelli, Adriana
Fonte: O Globo, 06/10/2007, O País, p. 14

Presidente diz que brasileiros estão pagando mais impostos porque estão ganhando salários mais altos.

FLORIANÓPOLIS. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem, em Florianópolis, que confia na aprovação da prorrogação da CPMF no Senado porque se trata de um "imposto justo". Perguntado, em entrevista, se estava preocupado e, por isso, chamaria os senadores do PMDB para discutir o assunto, o presidente disse:

- Não, eu acho que vão aprovar a CPMF. A CPMF é um imposto justo. Quando vocês conversarem com alguém que faça críticas à carga tributária, perguntem que imposto aumentou. Eu poderia perguntar aqui para vocês: que imposto aumentou para o jornalista brasileiro, para quem vive de salário? Nenhum.

Segundo Lula, o brasileiro está pagando mais impostos porque está ganhando mais:

- A verdade é que as pessoas estão pagando mais porque estão ganhando mais. É só ver o lucro dos bancos, ver o lucro das mil maiores empresas brasileiras, que vocês vão perceber que as pessoas estão ganhando mais e, portanto, têm que pagar mais. É assim no Brasil, e é assim em qualquer parte do mundo.

Lula insistiu que, para governantes, de prefeito a presidente, é preciso arrecadar mais, com a menor taxa possível para fazer a distribuição da renda.

- O Brasil não pode ter medo de arrecadar mais. O mal do Brasil é que durante muito tempo ele arrecadou menos. Então, o Brasil precisa arrecadar o justo para fazer a política social justa que o Brasil precisa. Por isso, eu estou convencido de que a Câmara e o Senado vão aprovar a CPMF.

Minutos antes, durante a assinatura de acordos para incorporação do Banco Estadual de Santa Catarina (Besc) ao Banco do Brasil, o presidente havia criticado os empresários que não entendem o "momento altamente privilegiado" que vive o país.

- Eu tenho brigado com os empresários brasileiros. Tem presidente de federação no Brasil que passa o ano inteiro esperando a reunião do Copom para poder dar uma declaração contra os juros, quando deveria estar juntando os empresários do seu estado e viajando o mundo, levando os seus produtos, divulgando a sua empresa para que a gente possa vender, ser um pouco mais produtivo, ser um pouco mais, eu diria, defensor deste país.

Lula diz que não há aumento de carga tributária no Brasil

No discurso, feito para um auditório formado principalmente por funcionários públicos e políticos, Lula disse que não há aumento de carga tributária no Brasil. Segundo ele, esquecem que seu governo teria desonerado em R$32 bilhões a economia no ano passado e que, com a recente aprovação da Lei Geral das Micro, Pequenas e Médias Empresas, serão mais R$5 bilhões.

Ainda que ontem negasse a preocupação com a votação da CPMF no Senado, Lula deu carona no avião presidencial aos parlamentares catarinenses que deixaram Brasília na noite de quinta-feira e teria pedido a eles que votassem favoravelmente pela prorrogação da CPMF.

- Sem CPMF, não tem PAC - disse a senadora Ideli Salvatti (PT-SC) sobre o recado dado pelo presidente aos deputados federais do PMDB e do PT que o acompanharam na viagem.