Título: Mensaleiros do PT vão disputar vaga na chapa de Berzoini
Autor: Galhardo, Ricardo e Novo, Aguinaldo
Fonte: O Globo, 07/10/2007, O País, p. 15

SÃO PAULO. A corrente Construindo um Novo Brasil (antigo Campo Majoritário), que detém a maioria no PT, deve indicar pelo menos três nomes envolvidos no escândalo do mensalão para concorrer a vaga no Diretório Nacional do partido: os deputados João Paulo Cunha (SP), Josias Gomes (BA) e Paulo Rocha (PR). A eleição está marcada para 2 de dezembro. Ontem, integrantes da corrente se reuniram em São Paulo para fechar a formação das chapas. Integrante da Construindo, o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), vai concorrer à reeleição.

Valter Pomar (Articulação de Esquerda), Gilmar Tatto (Lutas e Massas) e o deputado José Eduardo Cardozo (Mensagem ao Partido) também disputam o cargo. Lançado ontem, Cardozo disse que a principal diferença entre a sua chapa e a de Berzoini está "no método de fazer política" e na defesa da ética.

- Há várias diferenças, não só programáticas, mas em método de fazer política. A Mensagem se uniu em torno de idéias muito claras, como a ética na política, da construção republicana da democracia, da distinção entre público e privado. Queremos apontar para um caminho diferente para o partido - disse Cardozo, apoiado pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.

Berzoini rebateu a declaração de Cardozo dizendo que o debate sobre os erros que levaram à crise de 2005 já foi feito no Congresso Nacional do PT, e argumentou que a ética não é monopólio da Mensagem ao Partido.

- Este é um tema que nós não nos cansamos de debater em todo o PT. Limitar-se ao debate ético empobreceria muito a eleição - disse Berzoini.

Segundo ele, não há veto aos mensaleiros porque, até agora, nenhum deles foi julgado pelo STF.

- Esse é um assunto que está no Judiciário. Do ponto de vista político, eles são filiados e têm pleno direito a participar.