Título: Só três dias depois, Renan divulga nota e nega tentativa de espionagem
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 09/10/2007, O País, p. 4

Assessor teria negociado instalação de câmeras para filmar senadores.

BRASÍLIA. Com três dias de atraso, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), limitou-se ontem a divulgar uma nota para responder à acusação de que teria usado um funcionário de seu gabinete, o ex-senador Francisco Escórcio, para tentar espionar dois titulares do Conselho de Ética que são favoráveis à cassação de seu mandato, os senadores Marconi Perillo (PSDB-GO) e Demóstenes Torres (DEM-GO). Embora estivesse em Brasília, Renan não apareceu no Senado e pediu ao vice-presidente da Casa, senador Tião Viana (PT-AC), que lesse suas explicações em plenário.

"Repudio, mais uma vez - com a veemência e indignação que a situação exige - as falsas acusações de que estaria usando servidores do Senado Federal para práticas inescrupulosas, imorais e ilegais. Isso não faz parte do meu caráter", disse Renan em nota lida no plenário. O presidente do Senado classificou a denúncia como uma "nova trama para indispor-me com a Casa" e cobra provas das "fontes das maledicências".

Renan enviou uma cópia de sua defesa a cada um dos senadores da Casa, assim como as notas divulgadas por seu assessor Francisco Escórcio e dos dois advogados que teriam se reunido com ele em Goiânia, para tratar da suposta tentativa de espionagem.

Câmeras de vídeo seriam instaladas em hangar

De acordo com a denúncia publicada no "Blog do Noblat", sexta-feira passada, e em reportagem na edição da revista "Veja" desta semana, Escórcio teria se reunido no dia 24 de setembro em Goiânia com os advogados Heli Dourado e Wilson Azevedo para discutir a possibilidade de instalarem, num hangar da Voar, do ex-deputado Pedro Abraão, câmeras de vídeo para espionar Perillo e Demóstenes. Os dois senadores teriam sido alertados pelo próprio Abraão, que também teria participado de parte dessa reunião.

Escórcio confirmou que foi a Goiânia dia 24 de setembro, mas afirma que o motivo da viagem foi uma reunião com "o advogado patrono da causa de minha coligação partidária contra a diplomação do governador do Maranhão". Segundo nota divulgada por ele, no escritório do advogado teria encontrado seu "velho amigo" Pedro Abrão. "No nosso encontro não constou qualquer sugestão de obter informações sobre senadores de Goiás, nem foi examinado o caso do presidente do Senado", afirmou o assessor de Renan.

O advogado Wilson Santos, por meio de uma declaração pública, informou que nunca esteve com Escórcio em Goiânia. Já Heli Dourado, o outro advogado, confirma que o assessor de Renan marcou um encontro com o ex-deputado Pedro Abrão em seu escritório, mas que não teria acompanhado toda a conversa entre os dois. Da parte que participou, disse, não ouviu "qualquer menção a fotografias, espionagem, grampos e nada que pudesse relacionar com o caso Renan Calheiros". Em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo", o advogado confirmara na véspera que teria ouvido Escórcio e Abrão conversarem sobre a idéia de espionar Perillo.