Título: Protógenes sob cuidado do PSol
Autor: Brito, Ricardo; Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 28/03/2009, Política, p. 11

ELEIÇÕES

Chefe de gabinete da deputada Luciana Genro vira uma espécie de assessor de imprensa do delegado. Partido, porém, nega serviço institucional ao policial

O PSol tem prestado uma consultoria informal ao delegado Protógenes Queiroz, o comandante inicial da Operação Satiagraha da Polícia Federal. Desde o ano passado, o chefe de gabinete da deputada Luciana Genro (PSol-RS), Israel Linhares, se tornou uma espécie de assessor de imprensa do delegado, agendando entrevistas e filtrando as demandas de Protógenes com os meios de comunicação. O partido não esconde o desejo de que Protógenes se filie ao partido até outubro próximo para disputar um cargo eletivo em 2010, possivelmente o de deputado federal.

Luciana Genro negou que o partido preste uma assessoria ¿institucional¿ ao delegado. A deputada disse que seu chefe de gabinete ajuda Protógenes informalmente porque é ¿amigo¿ dele. Israel Linhares, entretanto, afirmou que ¿não conhecia¿ o delegado até a Satiagraha ter sido deflagrada em julho de 2008. Aproximou-se, primeiro, da mulher do delegado e se predispôs a ajudar Protógenes nos contatos com a imprensa. ¿É uma coisa pessoal¿, sustenta o assessor de Luciana Genro.

Antes da ajuda do PSol, Protógenes se valia dos contatos dos sindicatos da categoria de São Paulo e do Distrito Federal para falar com a imprensa. O delegado foi convocado para depor na próxima semana na CPI dos Grampos sobre supostos abusos por ele cometidos na operação. Na última quarta-feira, ele reuniu-se no gabinete do senador do PSol, José Nery (PA), para discutir uma suposta manobra de integrantes da CPI de prendê-lo por falso testemunho ¿ ele teria omitido em depoimento anterior a extensão do apoio que servidores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) deram à Satiagraha.

¿Respaldo¿ Indiciado na semana passada pela PF por vazamento de informações e grampo ilegal na Satiagraha, o delegado tem contado com o ¿respaldo político¿ do PSol para enfrentar a série de questionamentos dos quais é alvo na Justiça, na CPI dos Grampos e até mesmo dentro da PF. Além de ser agraciado com a Medalha do Mérito Legislativo, Protógenes participou de eventos realizados pelo partido em Porto Alegre, Belém, Pernambuco e São Paulo. Na próxima semana, um dia depois de ir à CPI, ele participará de um ato público contra a corrupção promovido pela legenda no Rio de Janeiro.

¿Há uma simpatia recíproca do PSol com ele¿, afirmou a deputada Luciana Genro. ¿Ele (Protógenes) sabe que o partido está de portas abertas¿, completa. A deputada, assim como outros partidários, já o convidou a se filiar e se candidatar nas próximas eleições. Numa entrevista recente Protógenes admitiu, pela primeira vez, que pode concorrer a um cargo eletivo em 2010. ¿Não posso desprezar essa vontade popular¿, declarou ele, que participou da campanha derrotada de Luciana Genro à prefeitura da capital gaúcha. Em três ocasiões, o partido tomou medidas judiciais simpáticas a Protógenes. Numa delas, em novembro, pediu que a Procuradoria-Geral da República investigue a conduta dos responsáveis por terem quebrado seu sigilo telefônico.