Título: Seqüência de imprudências
Autor: Baldissarelli, Adriana
Fonte: O Globo, 11/10/2007, O País, p. 3

Duplo acidente com caminhões e ônibus em SC mata 27 e fere mais de 90.

Uma sucessão de imprudências em dois acidentes ocorridos no mesmo local e num intervalo de pouco mais de uma hora provocou a morte de 27 pessoas e deixou pelo menos 90 feridas no km 630 da BR-282, no município de Descanso, no extremo-oeste de Santa Catarina, na noite de anteontem. Por volta das 20h30m, para fugir do engarrafamento provocado pela colisão entre um ônibus e um caminhão, o motorista de uma carreta Mercedes-Benz seguiu na contramão até se chocar com carros das equipes de resgate. Pelo menos sete pessoas morreram no primeiro impacto. Com o avanço da carreta, morreram outras 20, inclusive bombeiros e policiais que trabalhavam no resgate, jornalistas que cobriam o acidente e curiosos.

Até o início da noite de ontem, pelo menos 53 pessoas continuavam internadas em hospitais da região. Seis delas apresentavam estado grave de saúde e pelo menos um dos pacientes ainda corria risco de vida.

O motorista Rosinei Ferrari, de 28 anos, que dirigia o Mercedes-Benz, foi preso em flagrante e autuado por homicídio doloso, quando há intenção de matar. A polícia argumenta que ele tinha informações sobre a interdição da rodovia, mas teria optado por seguir na contramão para evitar o engarrafamento - o que fez por dois quilômetros.

Ônibus e caminhão bateram de frente

A Polícia Rodoviária Federal informou ontem que o primeiro acidente, por volta das 19h30m, ocorreu por causa de uma ultrapassagem forçada, em local proibido. O motorista do bitrem Volvo de Frederico Westphalen (RS), Marco Aurélio Matthes, de 39 anos, tentou ultrapassar um caminhão Scania, de Porto Xavier. Raspou na lateral do caminhão e bateu de frente com o ônibus conduzido por João Aldino Ludwig, de 59 anos, arremessando-o na ribanceira, às margens do Rio das Antas.

O ônibus tinha 42 passageiros que retornavam de um show do cantor Daniel, realizado na Efapi, feira agropecuária em Chapecó. Os dois motoristas - do caminhão carregado com soja e do ônibus - mais cinco passageiros morreram no primeiro choque. O corpo do menino de 4 anos Luís Eduardo Matthes, filho do motorista do bitrem, foi o último a ser resgatado, no meio da tarde de ontem.

O motorista da Scania, Nestor José Dalpian, de 51 anos, que teria escapado ileso do primeiro acidente, morreu uma hora e meia depois, quando foi atropelado pelo Mercedes-Benz. Nem a direção da CooperAlfa, que organizou a excursão dos passageiros do ônibus, nem a Polícia Rodoviária Federal conseguiam precisar ontem à noite quantos sobreviventes do primeiro acidente morreram no segundo impacto.

O caminhão conduzido por Rosinei Ferrari, carregado com pacotes de açúcar, invadiu a área isolada para o resgate das vítimas. Depois de passar na contramão, ele atingiu nove veículos, inclusive a Scania, e arremessou um guincho do Corpo de Bombeiros e uma ambulância do Samu. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, no percurso de oito quilômetros anterior ao acidente, havia três viaturas sinalizando a obstrução da pista e recomendando aos motoristas que tomassem caminhos alternativos.

Maurício Eskudlark, chefe da Polícia Civil em Santa Catarina, que acompanhou o trabalho na região, confirmou que a polícia trabalha com as hipóteses de imperícia, negligência e irresponsabilidade dos motoristas envolvidos na tragédia.

Carreta atropelou a 130 km por hora

A polícia adiantou que o tacógrafo do caminhão dirigido por Ferrari indica que ele imprimiu velocidade constante de 60 a 70 quilômetros por hora até que, no declive antes da curva onde ocorreram os acidentes, atingiu velocidade superior a 100 quilômetros por hora. Testemunhas disseram que a carreta invadiu o local do acidente a 130 km/h. De acordo com o delegado de Descanso, Rodrigo César Barbosa, a autuação foi feita à distância:

- Ele está sob escolta não para que a polícia o proteja, mas porque está preso, foi autuado em flagrante. Quando tiver alta, será preso.

E explicou:

- Nós temos casos como este em que é pedida à Justiça a condenação por dolo eventual. Ele sabia que poderia causar um acidente.

O chefe da Polícia Civil informou ainda que a habilitação do motorista era de abril deste ano e que esta seria a terceira viagem dele com aquele tipo de veículo. PMs afirmaram que teria havido falha no freio do caminhão. Dos três equipamentos (cuícas) em cada lado do caminhão, apenas um em cada lateral estaria operando.

Ferrari foi detido em flagrante quando era atendido, com lesões leves, no Hospital São José, em Maravilha. A uma equipe de reportagem da RBSTV teria dito que faltou freio ao caminhão e que tentou evitar o acidente, acionando a buzina e dando sinal de luz.

Um dos agricultores sobreviventes, Laiton Martins, disse que foi salvo pelo barulho da buzina:

- Foi a buzina que me salvou, aí nós pulamos, corremos - disse.

O governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), esteve no local dos acidentes. Decretou luto oficial por três dias. A tragédia na BR-282 é o segundo maior acidente rodoviário no estado em número de mortos e o maior, se contados os feridos. É superado por um na BR-470, em janeiro de 2000, quando morreram 39 pessoas e 46 ficaram feridas.