Título: Mensaleiros disputarão eleições internas no PT
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 11/10/2007, O País, p. 15

João Paulo Cunha e Josias Gomes, além da mulher de Delúbio Soares, concorrem pelo antigo Campo Majoritário.

SÃO PAULO. A chapa Construindo um Novo Brasil (CNB), que disputará as eleições internas do PT, tem dois envolvidos no escândalo do mensalão, incluindo o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), que responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF). Na chapa do CNB, antigo Campo Majoritário, também está o ex-deputado Josias Gomes - que recebeu R$100 mil do publicitário Marcos Valério, mas não foi denunciado -, além de Mônica Valente, mulher do ex-tesoureiro Delúbio Soares, expulso do PT por sua participação no escândalo. Também foi inscrito na chapa da CNB o deputado José Nobre Guimarães (PT-CE), cujo assessor foi preso com dólares na cueca em 2005.

Os ex-presidentes do partido José Dirceu, José Genoino e Luiz Gushiken, que respondem a processo no STF, pediram para não participar da disputa.

- É uma questão individual - disse o coordenador do CNB, Francisco Rocha, frisando que não houve veto aos mensaleiros: - Se houvesse veto, seria para todos e o João Paulo seria excluído.

Dirceu chegou a publicar uma nota em seu blog dizendo que preferiu não disputar as eleições internas.

"Da minha parte quero reafirmar minha posição de não mais fazer parte da direção partidária. Acredito que já dei ao PT minha contribuição como dirigente durante 21 anos. A hora é de renovação. Vou participar do PED debatendo as propostas das chapas e candidatos a presidente", diz Dirceu, em sua nota.

Os outros petistas denunciados pelo STF são os deputados João Magno e Paulo Rocha e o ex-deputado Professor Luizinho, que também são da CNB mas não integram a chapa.

O prazo para inscrição das chapas e candidaturas à presidência do PT terminou às 20h de terça-feira, com a apresentação de nove chapas e sete candidatos. O PED está marcado para os dias 2 e 16 de dezembro.

Ao final da eleição, cada chapa indica seus nomes para a composição do diretório nacional, que tem 83 integrantes. A participação de cada corrente no diretório é proporcional ao número de votos.

Embora governadores como Marcelo Déda (Sergipe) e Jaques Wagner (Bahia) tenham defendido a "despaulistização" do PT, seis dos sete candidatos à presidência do partido são paulistas: Ricardo Berzoini (CNB), José Eduardo Martins Cardozo (Mensagem), Jilmar Tatto (PT de Lutas e de Massas, Novos Rumos e Movimento PT), Valter Pomar (Articulação de Esquerda), Markus Sokol (O Trabalho) e José Carlos Miranda (dissidência de O Trabalho). O único não paulista é Gilney Viana (Militância Socialista), mineiro com base eleitoral em Mato Grosso.

- Isso mostra que é mais uma questão de métodos do que geográfica- disse o secretário-geral do PT, Joaquim Soriano.

Eleição escolherá os dirigentes petistas

Segundo o secretário nacional de Organização do PT, Romênio Pereira, cerca de 750 mil filiados estão aptos a votar no PED. A eleição escolherá os dirigentes petistas em todas as instâncias, além de integrantes da comissão de ética e do conselho fiscal do partido. A expectativa da direção petista é que quórum supere os 315 mil votantes do PED de 2005.