Título: Estava afundando nos grãos de soja
Autor: Baldissarelli, Adriana
Fonte: O Globo, 12/10/2007, O País, p. 14

Sobreviventes lembram momentos de pânico e famílias enterram mortos.

SÃO MIGUEL DO OESTE (SC) e FREDERICO WESTPHALEN (RS). Até ontem, 36 vítimas dos acidentes da BR-282 estavam internadas em hospitais de Maravilha, São Miguel do Oeste e Chapecó. Três deles, incluindo um policial e um bombeiro, em estado grave, em Unidades de Terapia Intensiva.

Em Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul, foi enterrada a família do caminhoneiro Marco Aurélio Matthes, motorista do bitrem que, ao tentar uma ultrapassagem, colidiu com um ônibus, provocando o primeiro acidente. Além de Marco Aurélio, morreram a mulher dele, Erisoni, e dois filhos, de três e quatro anos.

Ainda internada em São Miguel do Oeste, a agricultora Luciana Acorsi estava no ônibus atingido pelo bitrem. E diz que lembra do acidente cada vez que fecha os olhos.

¿ Escuto um carro e vejo o caminhão entrando no ônibus.

Luciana disse que antes do acidente as pessoas que estavam no ônibus voltavam felizes depois do show com Daniel em Chapecó. O ônibus foi atingido, desceu um barranco e, quando parou, ela não conseguia mexer a perna direita, pois teve fratura de fêmur. Sentiu que estava afundando na carga de soja do caminhão. O marido, Ari Dalo, foi quem lhe socorreu.

¿ Eu estava afundando no grãos de soja quando meu marido me puxou.

Grávida de quatro meses e com a fratura na perna, não conseguia subir o barranco. Ela foi posta numa maca e puxada com auxílio de cordas. No hospital, teve novo baque ao saber que pessoas que estavam auxiliando no socorro das vítimas tinham morrido no segundo acidente. A agricultora teve que passar por cirurgia, mas os exames indicam que está tudo bem com o feto.

Sobreviventes do ônibus que levava agricultores de Chapecó para São José do Cedro, os irmãos Gilmar e Valdecir Moretto tiveram 10 parentes envolvidos no acidente. Nem todos sobreviveram.

¿ Quando saí do ônibus meu tio estava perto de uma pedra e vi: esse está morto ¿ disse Valdecir, 39 anos.

Na hora do acidente, Valdecir estava dois bancos atrás do irmão, um ano mais velho. Todos contando piada e felizes.

¿ Quando ouvi os gritos foi uma claridade, um estouro, deu outro, deu outro.

Gilmar estava na quarta fileira de bancos e foi parar com o rosto encostado no motor do ônibus. Diz que, na hora, parecia que iria pegar fogo no chão.

Da Agência RBS