Título: Motorista da carreta diz que freios falharam
Autor: Baldissarelli, Adriana
Fonte: O Globo, 12/10/2007, O País, p. 14

Testemunhas afirmam, porém, que ele viu os bloqueios na pista e poderia ter parado, mas seguiu na contramão.

FLORIANÓPOLIS. Em depoimento informal à polícia, Rosinei Ferrari, motorista da carreta responsável pelo segundo acidente na BR-282 na noite de terça-feira, alegou que uma falha no sistema de freios do veículo o levou a dirigir na contramão por quase dois quilômetros. Com isso, a carreta invadiu o local onde eram socorridas as vítimas de um primeiro acidente, com sete mortos, atropelando e matando mais 20 pessoas no quilômetro 630 da BR-282, em Descanso, Oeste de Santa Catarina.

A polícia espera ouvir formalmente hoje o depoimento de Ferrari, de 28 anos. Policiais rodoviários e militares sobreviventes do acidente disseram que o motorista furou os bloqueios e não obedeceu aos avisos para parar o caminhão.

Ferrari foi preso em flagrante e indiciado por homicídio doloso (com intenção de matar) pelo delegado Rodrigo César Barbosa. A Justiça confirmou a prisão e recomendou que ele permaneça detido até o final da investigação. Ferrari está internado no Hospital São José, de Maravilha, com escolta policial. Quando tiver alta, possivelmente amanhã, será levado para a cadeia

¿ Ele admite que estava na via contrária e quando viu o acidente tentou frear, não conseguiu, jogou a carreta para um barranco. Quando ela tombou, saiu varrendo pessoas e veículos que estavam no local ¿ relatou o delegado.

Ferrari deve ser levado para o presídio de São Miguel do Oeste ou de Chapecó, já que na cadeia de Descanso não há vagas nem condições de segurança para mantê-lo. A polícia teme que a população se revolte com a presença do motorista e tente agredi-lo. Ontem, no hospital, o motorista recebeu a visita da mulher, Luciane Ferrari, e de quatro advogados da Transportadora Turatto e Turatto, no Paraná, para a qual trabalha. A advogada Solange da Silva Machado afirmou que irá pedir a liberdade provisória do motorista.

¿ Ele atende a todos os requisitos para isso, pois trabalha, tem endereço conhecido, não tem antecedentes. Não há motivos para mantê-lo preso ¿ diz Solange.

¿Sempre tem um esperto¿

Até o fim do inquérito, serão ouvidas cerca de 150 pessoas e concluídas as perícias dos veículos que só ontem foram retirados do local do acidente. Entre as testemunhas, estão policiais rodoviários e militares que já prestaram depoimento.

¿ Os policiais disseram que viram o caminhão se aproximando e sinalizaram a interdição da pista. Ele viu o acidente, os policiais pediram que parasse e ele insistiu em tocar para frente. Isso é o que acontece no Brasil inteiro. Essa imprudência é recorrente em acidentes de trânsito: sempre tem um esperto, que quer ser melhor do que os outros e passar na frente.

Antônio Gilmar Freitas, da Polícia Rodoviária Federal de Descanso, disse que Ferrari ultrapassou pela contramão entre 300 e 400 veículos inclusive em trecho plano, onde poderia ter parado, mesmo com problemas mecânicos. Teria cruzado, num percurso de oito quilômetros, com três pontos com policiais gesticulando para indicar o acidente. O último, a dois quilômetros do local da tragédia.

¿ Ele podia ter parado. É básico, deveria ter jogado o caminhão no barranco.

Na Turatto e Turatto, em Curitiba, ninguém atendeu o telefone. A empresa funciona num posto de gasolina e os funcionários disseram que o proprietário estava em Santa Catarina.

COM A Agência RBS