Título: Mega-engarrafamento sem sair da cidade
Autor: Motta, Cláudio e Cássia, Cristiane de
Fonte: O Globo, 13/10/2007, Rio, p. 12

Obra no Elevado do Joá pára a Lagoa-Barra e complica o trânsito na Zona Sul.

Não foi preciso pegar a estrada para se ver em meio aos engarrafamentos infernais típicos de feriadão. Eles vieram até a Zona Sul, surpreendida com um nó em diversas vias, tudo por causa da obra de manutenção, que manterá fechada até terça, a pista sentido Barra do Elevado do Joá. O engarrafamento na Auto-Estrada Lagoa-Barra foi constante, a ponto de motoristas relatarem ter levado uma hora só entre o Túnel Zuzu Angel e o início da Estrada do Joá, alternativa indicada pela prefeitura.

A estrada de duas pistas não comportou o fluxo, e os poucos controladores de tráfego existentes não conseguiram melhorar o panorama.

¿ Nunca vi tanto desrespeito. A prefeitura deveria estar lá na Gávea, alertando para o que está acontecendo aqui. Estou parado há horas. Perdi o almoço de Dia das Crianças na casa da minha sogra por causa desse inferno ¿ disse o dentista Leonardo Rozas, que estava acompanhado da mulher, Rosana, e do filho de 1 ano, Lucca.

Em outro veículo, um menino de 4 anos dormia, entediado, no banco traseiro. Ao volante, o médico Sérgio Romano, de 45 anos, tentava conter a impaciência no engarrafamento gigante. A outra filha dele, de 10 anos, teve que se conformar em passar parte do Dia das Crianças ali. O destino da família, que mora na Lagoa, era um restaurante na Barra.

¿ Não havia placa ou aviso. Ouvi pelo rádio sobre a interdição, mas era tarde para voltar. Levei 30 minutos até conseguir fugir pela Estrada das Canoas. Isto é uma tremenda falta de consideração e um descaso total com a população ¿ protestou Romano.

Ele só foi almoçar às 17h, com a família do advogado Rogério Zoueir, de 45 anos, morador da Barra. Zoueir também estava irado:

¿ Quem decidiu por esse fechamento, num feriado de sol, na ligação mais importante entre a Zona Sul e a Barra, com fluxo intenso de veículos, é insano ou incompetente. Ou os dois. Aposto que essa pessoa está viajando.

O trânsito ruim ao longo da Auto-Estrada Lagoa-Barra teve reflexos em diversas vias da Zona Sul. A Avenida Visconde de Albuquerque ficou paralisada em vários momentos do dia. Na Lagoa, a Avenida Borges de Medeiros teve congestionamentos, principalmente na altura do Estádio de Remo. A descida da Avenida Niemeyer, no Leblon, também sofreu com o trânsito ruim, complicado pela interdição da pista junto à praia na Avenida Delfim Moreira.

Segundo O GLOBO constatou, apenas uma placa, perto do Hospital Miguel Couto, avisava sobre a interdição. Ninguém da prefeitura ou da CET-Rio foi encontrado para comentar o caos do trânsito. Segundo a previsão inicial, a liberação da pista sentido Barra do elevado só ocorrerá às 5h de terça-feira. Até lá, além da Estrada do Joá, que funciona em mão única para a Barra, as alternativas são a Linha Amarela, o Alto da Boavista e a Auto-Estrada Grajaú-Jacarepaguá.

http://oglobo.globo.com/rio/transito/