Título: Vida de gado no país da vaca sagrada
Autor: Costa, Florência
Fonte: O Globo, 13/10/2007, O Mundo, p. 40

Animais têm comitê de proteção e regalias na Índia.

BOMBAIM. No imaginário mundial a vaca tem vida de rainha na Índia, país onde mais de 80% dos 1,1 bilhão de habitantes seguem a religião hindu, que venera a vaca como sagrada. Mas até elas penam com o caos das cidades lotadas, sujas e com tráfego intenso. É comum ver vacas no meio dos carros, e eles param para que elas passem. Ferir uma vaca pode levar à cadeia.

A Índia tem cerca de 250 milhões de vacas ¿ muitas vagando pelas ruas das cidades. Elas disputam restos de comida com vira-latas magricelos e doentes em meio às montanhas de lixo espalhadas pelas ruas de Bombaim. Mas não estão em situação inferior à de muitas pessoas nessa metrópole de 16 milhões de pessoas, onde mais de 60% vivem em favelas ou nas ruas.

Dos 27 estados indianos, apenas dois permitem o abate de vacas: Kerala e Bengala Ocidental, justamente os dois estados governados por partidos comunistas. Grupos hindus extremistas entraram com ação na Justiça para pedir que o abate de vacas seja eliminado totalmente no país. O caso foi à Suprema Corte, que decidiu manter tudo como está, ou seja, cada estado decide sua legislação. Há cerca de três mil abatedouros legais e mais de 30 mil ilegais na Índia.

Há muitos casos de roubo de gado na fronteira com Bangladesh ¿ país de maioria muçulmana, que come carne. Para diminuir o número de roubos, a polícia de fronteira passou a emitir cartões de identidades para as vacas, com fotografias delas, nome e endereços de seus donos. Em lugares onde o abate de vacas é proibido na Índia a pessoa pode ir para a cadeia por matar ou ferir o animal.

Freqüentemente ocorrem conflitos entre hindus e muçulmanos tendo a vaca como motivo. No mês passado, por exemplo, a polícia teve que reforçar o esquema de segurança no vilarejo de Kosadi, no estado de Gujarat, onde houve protestos violentos, com pessoas atacadas com canos de ferro e carros, caminhões, ônibus, lojas e casas incendiadas. O presidente do Comitê de Proteção das Vacas do local, Jaswant Darbar, foi assassinado durante uma missão. Ele havia ido a um matadouro clandestino para documentar a matança das vacas e acabou sendo assassinado. A polícia prendeu 30 pessoas.

Onde há templos hindus na Índia há vacas por perto, pois lá elas recebem comida. No norte do país, durante o inverno, pode-se ver vacas dormindo nas ruas com cobertores. Mais protegidas do que muita gente.

Para agradar os milhões de deuses hindus, o costume é dar o primeiro roti ¿ pão indiano não fermentado, feito em casa ¿ para a vaca antes de tomar o café da manhã.

Há muitas crenças milenares que sustentam a adoração ao animal, como a que conta que depois de morrer o hindu tem que segurar no rabo de uma vaca para atravessar um rio mitológico e chegar ao céu. A mitologia diz que Krishna ¿ encarnação do deus Vishnu ¿ cresceu em meio a uma família pastoral. Tocava flauta para mantê-las felizes. Grupos de proteção da vaca fazem lobby para destronar o tigre como animal nacional e colocar a vaca no pódio. (F.C.)