Título: Blitz do DF flagra 17 motoristas alcoolizados
Autor: Carvalho, Jailton de
Fonte: O Globo, 15/10/2007, O País, p. 4

Operação ocorreu na mesma ponte em que, há uma semana, pega matou três mulheres.

BRASÍLIA e FLORIANÓPOLIS. Uma semana após a disputa de um pega matar três mulheres na Ponte Juscelino Kubitschek, em Brasília, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) flagrou 17 motoristas alcoolizados, quatro deles na própria ponte, no feriado de Nossa Senhora Aparecida. A Operação Bafômetro ocorreu ainda no Lago Sul, bairro nobre da capital, e na cidade-satélite de Ceilândia, nas madrugadas de sexta-feira, sábado e domingo. Para conter rachas, o governo do Distrito Federal decidiu acelerar o projeto de instalação de 112 câmeras para monitorar o trânsito.

O diretor do Detran-DF, Délio Cardoso, criticou a impunidade e o descaso dos motoristas:

¿ As pessoas vêem um acidente desse porte e, no primeiro feriado, já bebem e dirigem.

Os motoristas embriagados tiveram a habilitação apreendida, foram multados em R$957 e responderão a processo administrativo que pode levar à suspensão do direito de dirigir pelo período de 30 dias a um ano.

Cardoso e o governador do DF, José Roberto Arruda (DEM), participaram ontem de manifestação de familiares das vítimas do racha. No último dia 6, Antônia Maria de Vasconcelos, de 49 anos, Altair Barreto de Paiva, de 53, e Cyntia Cysneiros de Assis, de 34, morreram após o carro onde estavam ser atingido por um veículo que fazia um pega. Um dos motoristas do racha, Paulo Cesar Timponi, de 49 anos, estava preso até ontem.

Em Santa Catarina, a defesa de Rudinei Ferrari pedirá amanhã a liberdade provisória do motorista, acusado da morte de 20 pessoas em acidente duplo na BR-282, em Descanso, oeste do estado. Ferrari foi preso em flagrante na terça, por homicídio com dolo (intenção) eventual, já que, diz a polícia, ainda que soubesse do risco não pôde evitar o segundo acidente.