Título: Velocidade e tamanho do pênis
Autor: Martins, Marília
Fonte: O Globo, 17/10/2007, O País, p. 4

Na Austrália, velocidade não é documento. Uma pesquisa encomendada pelo governo do país mostrou que está tendo resultado uma polêmica campanha publicitária pela educação no trânsito que relaciona velocidade ao tamanho do pênis. Cerca de 60% dos homens entrevistados admitiram que os comerciais fizeram com que eles repensassem seus hábitos na direção, segundo reportagem publicada ontem na BBC.

A campanha, que estreou em junho deste ano, mostra mulheres dobrando o dedo mínimo quando motoristas passam em alta velocidade, querendo dizer que eles estão correndo porque têm o pênis pequeno. Ela tem como público-alvo jovens do sexo masculino com idades entre 17 e 25 anos.

O slogan da campanha, veiculada na TV, no cinema, em pontos de ônibus e na internet, é ¿Alta velocidade. Ninguém te acha grande¿. Nos cartazes, são oferecidos preservativos ¿extra extra pequenos¿ aos que se excedem na velocidade.

A campanha, feita pela agência de Trânsito do Estado de Nova Gales do Sul, foi acusada de fazer discriminação. Segundo a agência de trânsito do estado, o excesso de velocidade é responsável por cerca de 40% dos acidentes nas estradas todos os anos.

¿ O ato de dobrar o dedinho atinge uma faixa crucial dos motoristas jovens. Eles estão usando (o gesto) para diminuir a velocidade dos amigos e impedir que eles ajam de forma imprudente nas nossas estradas ¿ disse o secretário de Trânsito Eric Roozendaal ao jornal ¿Sydney Morning Herald¿.

Os criadores dos anúncios contaram que a idéia surgiu após a constatação de que a propaganda tradicional ¿ que mostrava as conseqüências do excesso de velocidade, como cenas de acidentes e feridos ¿ não fazia efeito entre os jovens.