Título: Danoso, mas necessário
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 18/10/2007, O País, p. 3

Alencar defende CPMF e constituinte exclusiva para reforma tributária.

BRASÍLIA. O presidente em exercício, José Alencar, tirou o dia para defender a CPMF, mas reconheceu que esse não é um bom tributo. Alencar afirmou, contudo, que o governo não pode prescindir desses recursos, sob pena de desequilibrar o Orçamento e reanimar a inflação. Falando a investidores estrangeiros, antes de ir ao Senado, Alencar disse que o sistema tributário é danoso, e pregou a convocação de uma constituinte exclusiva para as reformas tributária e política.

- O Orçamento nacional precisa desse imposto. Não é uma necessidade nem um pleito do governo. É um pleito do país. Todos somos contra esse imposto, mas não podemos cortá-lo agora - afirmou.

Alencar disse que o governo analisa sugestões sobre a constituinte exclusiva para fazer mudanças nas áreas tributária e política. Embora sugerida em reunião do Conselho Político do governo, a idéia é vista com restrição no Planalto.

- Estamos examinando sugestões, porque, para que se faça reforma política e reforma tributária em tempo hábil no Brasil, talvez seja necessária a convocação de uma assembléia constituinte exclusiva, que vai trabalhar paralelamente ao Congresso, mas com a incumbência de fazer esses projetos. Isso também está sendo pensado.

Alencar disse que o sistema tributário nacional se transformou num "cipoal burocrático" que atrapalha os investimentos. Mesmo assim, incentivou os empresários a investirem no país, argumentando que a economia caminha para a prosperidade. Em defesa da CPMF, Alencar ressaltou que, sem uma arrecadação de quase R$40 bilhões anuais, haveria risco de desequilíbrio orçamentário e aumento da inflação:

- A prova de que não queremos esse imposto é que estamos trabalhando pela reforma tributária, mas isso é uma coisa (que tem de ser feita) com segurança, sem aventura.

O presidente falou a investidores internacionais, em evento da Fundação Russell, e teve direito a "Parabéns" pelos seus 76 anos.