Título: Diário Oficial do governo da BA reproduz entrevista de Dirceu
Autor:
Fonte: O Globo, 18/10/2007, O País, p. 5

Ex-deputado ganha destaque, sem referência ao mensalão.

SALVADOR. A publicação, com direito a chamada na primeira página do Diário Oficial do Estado da Bahia de anteontem, de uma entrevista do deputado cassado José Dirceu no programa "Provocações", de Antonio Abujamra, provocou forte reação dos deputados de oposição na Assembléia baiana, que denunciaram a "utilização indevida" do órgão de comunicação do governo baiano para fazer propaganda de um líder petista. Parte da entrevista também foi retransmitida pela TVE-Bahia

O deputado João Carlos Bacelar (PTN) reclamou que o Diário Oficial deveria estar "a serviço da cultura baiana" e não "preocupado em divulgar eventos relacionados com integrantes do partido que comanda o estado". Ele perguntou qual a relação que Dirceu tem com a Bahia para merecer ser o destaque da programação cultural veiculada pelo Diário Oficial e disse ver incoerência no fato de os petistas terem criticado o uso de veículos dos governos para fazer autopromoção e, agora, disse, agirem da mesma forma. O líder do DEM, Heraldo Rocha, disse que o episódio é mais uma prova de que Dirceu é o eterno "primeiro-ministro do governo Lula e continua com grande poder".

Na chamada da primeira página, o Diário Oficial publicou uma foto de Dirceu com Abujamra, chamando para a reportagem sobre o programa (que é produzido pela TV Cultura de São Paulo) na página 8. Curiosamente, em momento algum o texto diz que o ex-deputado responde a processo no Supremo Tribunal Federal como o suposto chefe do mensalão, escândalo que o obrigou a deixar o comando da Casa Civil no primeiro governo Lula e levou à sua cassação pela Câmara dos Deputados. Não há qualquer referência, também, ao fato de o STF ter aceitado a denúncia contra Dirceu, considerado pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, como o chefe do esquema de desvio de recursos montado pelo PT.

O texto informa que Dirceu, no "Provocações", comenta a conjuntura atual do Brasil, diz que "a situação do país e da educação estão melhorando" e "esclarece as acusações feitas contra ele", assinalando "que nunca conseguiram provar nada contra sua pessoa". Na entrevista, Dirceu diz ainda que "já foi condenado e cumpriu pena".

O chefe da Assessoria Geral de Comunicação da Bahia (Agecom), Robinson Almeida, rebateu as insinuações de utilização política do Diário Oficial feitas pelos oposicionistas. Ele alegou que a publicação tem uma página cultural que divulga a programação dos eventos relacionados com o estado.

- Pode ser um filme exibido na Sala Walter da Silveira, uma exposição em cartaz num museu administrado pelo governo, enfim, o objetivo desse espaço é socializar a grade de programação - disse o assessor do governo, afirmando que se usa o "critério jornalístico e não político" na seleção de assuntos. - Não posso dar conotação política para esse tipo de coisa - disse ele, sem querer polemizar com os deputados.

A pedido, a assessoria do governo fez um levantamento das reportagens publicadas pelo Diário Oficial desde o início do governo Jaques Wagner (PT) relacionados com a programação da TVE Bahia. Em janeiro, o DO publicou reportagem sobre a posse dos novos diretores do Instituto de Rádio-Difusão da Bahia (Irdeb); em fevereiro, divulgou a cobertura da Festa de Iemanjá; em maio, uma parceria da TVE com o governo de Angola; em março, um debate sobre audiovisual; e em julho, a cobertura que a emissora faria da festa de São João. Não houve precedente em relação à divulgação de outra edição do "Provocações".

Biaggio Talento, da Agência A Tarde