Título: Violência deixa quase 8.500 alunos sem aulas na região
Autor: Costa, Ana Cláudia
Fonte: O Globo, 18/10/2007, Rio, p. 19

Ciep é atingido por tiros; creches recebem poucas crianças.

Quase 8.500 alunos de 13 escolas da rede municipal ficaram sem aulas ontem por causa do tiroteio na Favela da Coréia. Quatro creches na região funcionaram, mas o número de crianças levadas para elas foi muito pequeno. Muitos alunos que foram aos colégios de manhã voltaram para casa às pressas. O Ciep Austregésilo de Athayde, na Estrada do Taquaral, foi atingido por vários tiros. Policiais armados chegaram a entrar no pátio da unidade, para checar a informação de que haveria bandidos escondidos ali. Durante a operação na favela, era comum ver alunos chorando, abraçados aos pais. A Secretaria municipal de Educação informou que as escolas funcionarão hoje normalmente, caso não haja perigo para os estudantes.

Veículo blindado é atravessado em estrada

Logo que os policiais chegaram à comunidade, comerciantes fecharam as lojas na Estrada do Taquaral, uma das mais importantes do bairro e que separa as favelas da Coréia e do Taquaral. Após o incêndio de um ônibus, um blindado da polícia foi atravessado na via e nenhum veículo pôde passar.

Policiais revistavam carros, motocicletas e moradores que passavam no local. Algumas pessoas se queixaram, dizendo que eles também entraram nas casas, em busca de traficantes.