Título: Bush: Irã nuclear pode levar à Terceira Guerra
Autor:
Fonte: O Globo, 18/10/2007, O Mundo, p. 43
Para presidente americano, Teerã iniciará grande conflito mundial se conseguir armas atômicas e atacar Israel.
WASHINGTON. O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, aumentou o tom de seu discurso em relação ao Irã e disse que este país pode desencadear a Terceira Guerra Mundial caso consiga obter armas nucleares. Bush fez ainda um pedido aos líderes mundiais para que evitem a nuclearização do Irã. A declaração foi feita um dia depois de o presidente da Rússia, Vladimir Putin, ter dito que não aceitará qualquer tipo de ação militar contra Teerã.
¿ Temos um presidente que já anunciou que deseja destruir Israel. Então digo que, se vocês estiverem interessados em evitar uma terceira guerra mundial, devem impedir que os iranianos tenham conhecimento necessário para fabricar a arma nuclear ¿ afirmou.
Bush, no entanto, descartou estar preocupado com as crescentes relações entre o Irã e a Rússia, e afirmou que continuará trabalhando com o presidente Vladimir Putin para encontrar maneiras de desativar o programa nuclear de Teerã.
¿ Não tenho motivos para preocupações com a Rússia. Putin reconhece que não é do interesse do mundo que o Irã tenha capacidade de fabricar armas nucleares, e manteve um firme apoio às Nações Unidas ¿ afirmou.
EUA tentam apoio para impor mais sanções
O presidente americano tenta obter apoio internacional para aprovar sanções mais duras contra o governo iraniano, mas vem enfrentando resistências de Moscou e de Pequim, governos que têm relações estratégicas com o Irã. Teerã já recebeu duas séries de sanções do Conselho de Segurança da ONU, votadas também pela Rússia, devido a sua negativa de suspender o enriquecimento de urânio em seu território. As punições, no entanto, não foram suficientes para que o governo voltasse atrás em sua decisão.
Em visita ao Irã, na terça-feira, o presidente russo defendeu o direito do país à energia nuclear, mas deu a entender que uma central nuclear iraniana, que seria construída pela Rússia, terá de esperar. Junto com chefes de Estado dos outros quatro países do Mar Cáspio (Azerbaijão, Irã, Cazaquistão e Turcomenistão), Putin assinou uma declaração de apoio implícito ao programa nuclear iraniano ¿ o que, segundo fontes diplomáticas, teria preocupado a Casa Branca.
Rumores sobre acordo secreto entre Irã e Rússia
O negociador nuclear iraniano, Ali Larijani, não respondeu aos comentários feitos por Bush, mas disse, sem entrar em detalhes, que Putin transmitiu durante sua visita uma ¿mensagem especial e que poderia resultar num fim do impasse¿ a respeito da questão nuclear.
¿ O que o presidente russo nos disse é muito contundente e digno de ser ouvido ¿ afirmou, despertando rumores sobre um possível acordo secreto entre os dois países.
Questionado sobre a mensagem especial de Putin, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tom Casey, disse não estar ciente de qualquer acordo ou oferta de Moscou a Teerã na questão nuclear:
¿ O governo americano não foi informado sobre qualquer tipo de acordo em andamento entre a Rússia e o Irã.
Mas, apesar da oposição manifestada por Putin e por outros líderes ao uso de países do Mar Cáspio como base para um eventual ataque ao Irã, Casey reiterou que o governo Bush mantém todas as opções sobre a mesa, embora continue priorizando uma solução diplomática.
¿ Nada está descartado quando o assunto é o Irã. Os Estados Unidos querem um fim negociado para a crise, mas não podemos excluir qualquer possibilidade ¿ disse o porta-voz.