Título: Em São Paulo, casos aumentaram 409%
Autor: Carvalho, Ana Paula de
Fonte: O Globo, 19/10/2007, O País, p. 3

Incidência de dengue é maior na periferia.

SÃO PAULO. A cidade de São Paulo registrou entre janeiro e setembro deste ano 2.349 casos de dengue - aumento de 409% em relação às 466 ocorrências registradas durante todo o ano passado. Considerando os 11 milhões de habitantes, a cidade de São Paulo registra 21,7 casos para cada 100 mil habitantes. O Ministério da Saúde, segundo a prefeitura, considera de baixa incidência os registros inferiores a 100 casos para cada 100 mil habitantes.

A coordenadora do programa de combate à dengue da prefeitura, Bronislawa de Castro, relacionou o aumento à concentração da contaminação em regiões densamente povoadas, principalmente em bairros da periferia. Também disse que a maior incidência de dengue este ano pode ser explicada pelos chamados "casos importados" - de pessoas que não moram em São Paulo, mas chegaram à cidade com a doença.

- Provavelmente os casos importados entraram na área mais povoada e em condições desfavoráveis - disse ela.

Em agosto deste ano a prefeitura contratou mais mil pessoas para trabalhar no programa, subindo para 2,4 mil o número de agentes. Também atuam no combate ao mosquito outros 80 profissionais, como biólogos. Os funcionários da prefeitura fazem monitoramento a cada 15 dias em pontos estratégicos (cemitérios, borracharias e ferros-velhos) e atendimento a denúncias através do telefone 156.