Título: Barrado no Museu
Autor:
Fonte: O Globo, 19/10/2007, Ciência, p. 35

Instituição de Londres cancela palestra de James Watson por suas declarações.

O Museu de Ciências de Londres cancelou à palestra prevista para hoje com o ganhador do Prêmio Nobel de medicina James Watson, um dos descobridoresda estrutura do DNA, em razão de suas polêmicas declarações de que os negros seriam menos inteligantes que os brancos. Watson, de 79 anos, conhecido por suas opiniões controversas, declarou, às vésperas de sua viagem ao Reino Unido para um série de palestras, sentir-se pessimista em relação ao futuro da África porque ¿as políticas sociais são baseadas no fato de que a inteligência deles (os africanos) é igual à nossa, embora todos os testes demonstrem o contrário¿. Em entrevista ao ¿Sunday Times¿, ele disse ainda que existe o desejo natural de que todos os seres humanos sejam iguais, ¿mas as pessoas que lidam com empregados negros descobrem que isso não é verdade¿.

Em comunicado, o museu informou que essas posições são inaceitáveis e cancelou a palestra: ¿Sabemos que eminentes cientistas podem às vezes dizer coisas que geram controvérsias, e este museu não evita debater assuntos controversos. Mas, neste caso, achamos que o Watson superou o limite de um debate aceitável, e como resultado, cancelaremos sua palestra.¿ Outros eventos podem ainda ser cancelados em razão da polêmica.

Críticas de seu próprio laboratório

As declarações de Watson foram rechaçadas por sua própria instituição, o Laboratório Cold Spring Harbor, em Long Island, presidido por ele por mais de 35 anos e onde, atualmente, ocupa um cargo honorário. Nota divulgada pelo atual presidente do laboratório, Bruce Stillman, sustenta que a entidade discorda veementemente das declarações publicadas e que a sensação dominante é de perplexidade e tristeza. ¿O laboratório não participa de nenhuma pesquisa que possa embasar as declarações atribuídas a Watson¿, sustentou Stillman, acrescentando que as opiniões do pioneiro do DNA são pessoais e ¿de nenhuma maneira refletem a missão os objetivos ou os princípios dos quadros do laboratório¿.

O editor da americana ¿ScienceWeek¿ e geneticista da Universidade de Chicago, Dan Agin, também foi bastante duro em sua crítica ao laureado cientista:

¿ Já temos problemas demais neste país sem nenhum cientista ganhador de Nobel pontificando erros em campos da ciência que estão além de sua especialidade.

Segundo Agin, a inteligência não é um conceito científico solidamente estabelecido e que os testes de QI mostram muito mais diferenças dentro dos grupos étnicos do que entre eles. Além disso, cientistas dizem que os resultados dos testes de inteligência estão diretamente relacionados às condições socioeconômicas.