Título: Viana diz que estresse justifica faltas de Renan
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 20/10/2007, O País, p. 8
Presidente licenciado do Senado está recluso há dez dias.
BRASÍLIA. A desenvoltura do petista Tião Viana (AC) na presidência do Senado causa ciúmes na Casa, principalmente, entre aliados de Renan Calheiros. Embora a licença de Renan seja de 45 dias e o presidente Lula tenha sinalizado que a vaga é do PMDB, caso o titular não volte, atitudes de Viana deixam peemedebistas desconfiados de que ele alimenta pretensões de ficar no cargo. Especialmente seu esforço em estreitar relações com a oposição, que, juntamente com o PT, poderia lhe assegurar votos para se eleger.
Viana adota o discurso de que não é hora de falar em sucessão. Nem em corte de ponto de Renan, que não aparece no Senado desde o dia 10. Perguntado sobre as ausências, o petista disse que, pelo menos por enquanto, não cogita descontar o salário de Renan. Segundo ele, Renan vive uma situação de estresse e pode usar essa justificativa para abonar as faltas:
- Qualquer ser humano na condição dele estaria sujeito a estresse, que poderia ser apresentado como justificativa por razões concretas. Vamos ver que tipo de encaminhamento ele dará a isso. Essa é uma atividade funcional da Casa que será cumprida com justiça e serenidade. Qualquer corte de ponto precisa de uma justificativa se houve uma falta intencional.
Com péssimo estado de ânimo segundo seus interlocutores, Renan cumpre uma espécie de exílio na residência oficial. Ali o único movimento que se registra é o entra e sai dos poucos integrantes de sua tropa de choque. Wellington Salgado (PMDB-MG) e Gilvam Borges(PMDB-AP) dizem que, nas visitas e conversas por telefone, evitam falar da situação dele no Senado. O ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo (PCdoB-SP) tem ajudado.
- Esse período de reclusão tem sido bom para ele se recuperar, voltar a ter uma condição mental . Vou lá, tomo café, contos casos de Minas e evito falar de Senado. Falavam que ele tinha de tirar férias. Eu defendo que ele tire licença médica - disse Salgado.
Salgado diz que Renan não mostra disposição de deixar logo a residência oficial, como anunciara. A avaliação é que, saindo, daria um sinal antecipado de que não conseguirá voltar à presidência. Sua mulher, Verônica Calheiros, estaria retardando a mudança para o apartamento funcional. Ela está em São Paulo fazendo tratamento para tentar engravidar. Há informações não confirmadas de que ela já estaria grávida.
- Ele está tentando recuperar o equilíbrio. Está recluso para se recuperar da ressaca - disse Gilvam Borges.