Título: Mônaco decide sobre Cacciola até sexta-feira
Autor: Duarte, Fernando
Fonte: O Globo, 20/10/2007, Economia, p. 39
Novo prazo para resolver sobre extradição foi informado por subprocurador do principado.
LONDRES. Depois de muito silêncio, as autoridades de Mônaco voltaram a se pronunciar sobre o caso Salvatore Cacciola. O subprocurador-geral do principado, Gerard Dubes, informou que o Tribunal de Recursos deverá anunciar entre terça e sexta-feira sua decisão sobre o pedido de extradição de ex-banqueiro. Caso a extradição seja aceita, a volta de Cacciola ao Brasil seria ratificada pelo príncipe Albert II até o início de novembro.
Segundo informações anteriores, a decisão poderia ter saído esta semana e já tinha sido marcada para meados de novembro, mas Dubes não justificou o novo prazo.
A aprovação de Albert II é protocolar, pois o príncipe jamais contrariou uma decisão do Judiciário. Embora o principado não tenha tratado de extradição com o Brasil, sua legislação autoriza o procedimento. Nos último cinco anos, a maioria dos 40 pedidos entregues em Mônaco foi aceita.
No caso de Cacciola, declarações de autoridades nos dias seguintes à prisão, em 15 de setembro, deixaram claro que só mesmo erros nos procedimentos das autoridades brasileiras poderiam resultar numa eventual libertação.