Título: Cuba impede deputados de visitar boxeadores
Autor: Camarotti, Gerson e Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 21/10/2007, O País, p. 18

BRASÍLIA. O embaixador de Cuba no Brasil, Pedro Núñes Mosquera, comunicou informalmente a deputados integrantes da Comissão de Relações Exteriores da Câmara que o governo de seu país vai negar vistos para os deputados brasileiros que pretendiam visitar os dois boxeadores cubanos mandados de volta pelo governo brasileiro, em agosto.

Os lutadores Guillermo Rigondeaux e Erislandy Lara integravam a delegação que participava dos Jogos Pan-Americanos do Rio, abandonaram o grupo antes de competir e pretendiam trabalhar na Alemanha, até serem pressionados pelo governo cubano para voltar ao país.

A decisão de negar os vistos foi comunicada pelo embaixador aos deputados Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e Vieira da Cunha (PDT-RS), presidente da Comissão de Relações Exteriores. Há dois meses, havia sido aprovado pela comissão requerimento do deputado Raul Jungmann (PPS-PE) para a visita dos parlamentares aos lutadores.

O argumento repassado pelo governo de Fidel Castro aos deputados é que a visita aos pugilistas seria interpretada como interferência na soberania do país. Até o momento, a presidência da Câmara não enviou à Embaixada de Cuba o pedido oficial de visto para os parlamentares. Ontem, Jungmann disse que não vai desistir de apresentar o requerimento, que já foi aprovado, o que pode provocar um contencioso diplomático entre Cuba e o Congresso brasileiro.

¿ Não queremos interferir na soberania cubana. Mas temos que esclarecer o episódio da deportação dos pugilistas pelo governo brasileiro. Nossa missão é de fiscalizar os atos do governo brasileiro. O requerimento foi aprovado por unanimidade pela Comissão de Relações Exteriores. Por isso, é muito estranho que o visto aos deputados seja negado antecipadamente pelo governo cubano ¿ reagiu Jungmann.

O Itamaraty informou ontem que ainda não tinha notícias sobre a decisão do governo cubano de negar os vistos. O órgão acrescentou que só deve ter informação sobre o tema amanhã. A Embaixada de Cuba não se manifestou sobre o assunto.