Título: Encontro com a Unasul
Autor: Fleck, Isabel
Fonte: Correio Braziliense, 16/04/2009, Mundo, p. 28

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está disposto a estreitar as relações com a América do Sul. E pediu à presidenta do Chile, Michelle Bachelet, que exerce a presidência da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que acerte com o presidente Lula um encontro com os governantes do grupo durante a Cúpula das Américas, neste fim de semana. Falando à imprensa após assistir à abertura Fórum Econômico Mundial para a América Latina, Lula afirmou que o encontro é fundamental para que o americano ¿conheça os parceiros¿ com quem conviverá nos próximos quatro anos. ¿Ninguém convoca reunião se não tiver um assunto importante. Nos (anos) 80, nós marcávamos reunião no PT para marcar nova reunião¿, ironizou.

O presidente lembrou que a cúpula de Trinidad e Tobago será a primeira participação de Obama numa reunião com toda a América Latina. ¿Obviamente, ele quer conhecer os presidentes. Mas se marcasse conversas bilaterais, seria necessário que a cúpula durasse uns 15 dias. Como só vai ter um dia de debate, penso que é sabedoria do presidente Obama tentar marcar uma reunião coletiva com a Unasul, que funciona como bloco¿, frisou.

Durante o fórum, Lula conversou com à parte o colega colombiano, Álvaro Uribe, com quem tratou não apenas de questões regionais e de segurança (leia na página 29), mas também do comércio bilateral. Conforme relatou o assessor especial do Planalto, Marco Aurélio Garcia, o Brasil estuda a abertura de mais linhas de crédito, com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Proex (Programa de Incentivo às Exportações) ou do Banco do Brasil. Também foi discutida a possibilidade de estabelecer com a Colômbia o mecanismo inaugurado com a Argentina, de liquidar as exportações e importações nas moedas locais. ¿O ministro da Fazenda, Guido Mantega, será orientado a levar esse tema adiante¿, destacou.