Título: Aliança resgatada
Autor: Fleck, Isabel
Fonte: Correio Braziliense, 16/04/2009, Mundo, p. 28

Na véspera de participar do encontro continental, presidente dos Estados Unidos visita hoje o México e demonstra compromisso com a luta antidrogas. Obama nomeia representante para cuidar da fronteira

O presidente norte-americano, Barack Obama, faz hoje a sua primeira viagem ao México como chefe de Estado e, como tem sido de praxe em sua política externa até agora, ele não partirá com as mãos vazias. Além do plano para aumentar o controle na fronteira com o vizinho, anunciado no fim de março, Obama chegará à Cidade do México já com a definição do ex-promotor federal Alan Bersin para o cargo de ¿czar da fronteira¿ entre os dois países. A indicação foi confirmada ontem, pela secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano, horas depois de a Casa Branca designar formalmente três cartéis mexicanos como organizações narcotraficantes ¿ ato que permite bloquear qualquer movimentação financeira de seus integrantes.

As ações, tomadas com urgência para demonstrar o comprometimento do governo Obama com a luta antidrogas, podem ajudar a abrandar o clima não tão amistoso instaurado entre os países. Nos últimos meses, disputas comerciais, acusações por parte do México e o reconhecimento, pela Casa Branca, da responsabilidade no aumento da violência provocada pelo tráfico deram o tom da conversa entre os vizinhos. Obama sabe que, pela primeira vez depois de anos de camaradagem entre os governos, ele chegará ao México sem a sensação de atracar em seu ¿porto seguro¿ na América Latina.

O posicionamento do presidente dos EUA, no entanto, tem seguido uma linha saudável de colaboração. ¿As ações de hoje (ontem) destacam o apoio do governo norte-americano à valiosa ofensiva do presidente (Felipe) Calderón contra os cartéis e nossos esforços para chegar às suas bases, que geram bilhões de dólares anualmente¿, afirmou o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, em referência à inclusão dos cartéis de Sinaloa, La Familia e Los Zetas na lista das organizações de narcotraficantes. A decisão autoriza o Tesouro americano a bloquear ou a embargar qualquer bem, conta ou investimento que pertença a esses grupos criminosos ou aos que fazem parte deles.

Para chegar ao México com essa decisão já tomada, Obama precisou quebrar o protocolo. Pela Lei de Designação de Líderes Narcotraficantes, o presidente americano deve apresentar, a cada 1º de junho, uma lista de organizações ou narcotraficantes que poderão ter seus bens rastreados. ¿É a primeira vez que um presidente atua fora desse prazo¿, destacou Gibbs, que apontou a medida de Obama como um sinal de que os dois países compartilham ¿um nível de cooperação sem precedentes¿.

Emissário Outra decisão a ser colocada por Obama na pauta da visita de 12 horas, que precede a Cúpula das Américas em Trinidad e Tobago, é a designação de um representante especial para supervisionar as questões relacionadas à fronteira entre os dois países. Alan Bersin, que já foi representante especial da então procuradora-geral Janet Reno na fronteira com o México entre 1995 e 1998, terá a missão de acompanhar de perto o combate ao tráfico de drogas e de armas e à imigração ilegal. ¿Devemos ser muito cautelosos para não deturpar a situação da segurança¿, disse Bersin.

Durante a viagem, Obama se reunirá sozinho com Calderón e depois com suas delegações na residência oficial de Los Pinos. Os representantes só deverão sair dos temas da segurança na fronteira ¿ incluindo a Iniciativa Mérida ¿ e da imigração para falar sobre comércio. No último mês, o governo mexicano mandou aumentar as tarifas sobre 90 produtos dos EUA em retaliação à decisão do Capitólio de não permitir a circulação de caminhões mexicanos além da fronteira. ¿O presidente Obama admira o trabalho (de Calderón) porque ele confronta a violência e a impunidade¿, disse o diretor de comunicação do Conselho Nacional de Segurança, Denis McDonough. ¿Mas Obama quer desenvolver profundamente a relação bilateral nas questões econômicas, de energia e de mudanças climáticas.¿

--------------------------------------------------------------------------------