Título: Chinaglia assumirá Presidência por 36h
Autor: Vasconcelos, Adriana e Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 24/10/2007, O País, p. 13

Petista assume o cargo enquanto Lula estiver em Zurique; vice será operado.

BRASÍLIA. O presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), assumirá interinamente, por 36 horas, a Presidência da República. Será na próxima segunda-feira, quando Luiz Inácio Lula da Silva estará em Zurique para o anúncio oficial do país sede da Copa do Mundo de 2014. O Brasil é o único candidato. Nesse mesmo dia, o vice José Alencar será submetido a uma nova cirurgia para retirada de tumor na região abdominal. Chinaglia se sentará na cadeira presidencial, no terceiro andar do Planalto, pela primeira vez.

Terceiro na linha sucessória, ele deverá despachar no Planalto até terça-feira. O petista esteve anteontem com Lula e Alencar, quando foi avisado da interinidade. Indagado sobre sua expectativa, afirmou:

- A expectativa é a Constituição - disse, deixando claro que pretende marcar sua passagem pelo cargo com discrição.

Alencar embarca hoje para São Paulo, onde fará exames no Hospital Sírio Libanês. Será a segunda vez, em menos de um ano, que ele será operado para retirada de um tumor no peritônio (membrana que cobre as paredes do abdome e a superfície dos órgãos digestivos). Segundo interlocutores do vice, a cirurgia é preventiva. No último dia 5, foi detectado o tumor em exames trimestrais pós-tratamento quimioterápico.