Título: Brasil e Colômbia advogam por Cuba
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 16/04/2009, Mundo, p. 29

Cúpula das Américas

Reunidos no Rio, Lula e o colega Álvaro Uribe decidem levar ao encontro continental de governantes a proposta de incluir no fórum a ilha comunista. Guerrilha das Farc pede apoio para negociações

Brasil e Colômbia defenderão na Cúpula das Américas, no fim de semana, que Cuba seja convidada a participar de mais esse fórum do sistema interamericano, depois de ter sido incluída ao Grupo do Rio (que agora reúne toda a América Latina) durante sessão extraordinária realizada em novembro na Bahia. O anúncio foi feito pelo assessor do Planalto para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, após a reunião de ontem entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o colega Álvaro Uribe. Garcia acrescentou que o governo brasileiro também se articula para propor a reintegração da ilha à Organização dos Estados Americanos (OEA) na próxima assembléia geral, prevista ainda para este semestre. ¿A proposta pode passar fácil¿, arriscou o assessor presidencial.

¿O presidente Lula vai colocar em pauta na cúpula a aceitação de Cuba. Sua ausência é uma anomalia e esperamos que essa circunstância seja corrigida¿, argumentou, para em seguida assegurar que o chefe de Estado visitante dará apoio à iniciativa. ¿Uribe está de acordo, porque a Colômbia mantém relações muito fluidas com Cuba¿, disse Garcia. O próprio presidente colombiano, falando à imprensa separadamente, foi menos incisivo. ¿O presidente Lula é um grande líder regional, nos respeitamos profundamente, mas sobre esse tema não posso antecipar nada¿, esquivou-se.

Uribe, que nos primeiros seis anos de mandato teve relações preferenciais com o governo de George W. Bush, depende da ajuda militar americana para combater a guerrilha esquerdista e o narcotráfico. O montante dos recursos já foi reduzido para 2009, em razão da crise, mas tanto Barack Obama quanto a secretária de Estado Hillary Clinton afirmaram repetidas vezes que aumentarão as exigências à Colômbia em matéria de respeito aos direitos humanos, particularmente no que diz respeito ao assassinato recorrente de sindicalistas.

Conflito armado Reservadamente, fontes diplomáticas e analistas destacaram entre os temas de conversa entre Lula e Uribe os acordos firmados em 2008 sobre controle de fronteiras, um dos focos da nova estratégia que o governo colombiano delineia para um ¿assalto final¿ às Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A guerrilha, porém, também tem planos de levar o conflito colombiano para a Cúpula das Américas ¿ para se contrapor à ofensiva diplomática do governo de Bogotá, que na véspera comemorou uma declaração do presidente venezuelano, Hugo Chávez, pedindo às Farc que aceitem a proposta de Uribe e declarem um cessar-fogo, como prelúdio a um processo de paz.

Em comunicado divulgado ontem, o secretariado (alto comando político-militar) da guerrilha pede que eles ajudem na busca de uma solução pacífica para ¿o conflito social e armado que flagela a Colômbia¿. Em vez do cessar-fogo, propõem como ponto de partida para negociações um acordo humanitário para troca de guerrilheiros presos por duas dezenas de militares que mantêm em cativeiro, a maioria há cerca de 10 anos.

-------------------------------------------------------------------------------- Participe da enquete: O Brasil pode ajudar na reaproximação entre EUA e Cuba?