Título: Bossa nova australiana?
Autor: Frisch, Felipe
Fonte: O Globo, 24/10/2007, Economia, p. 30

Empresas estrangeiras registram música brasileira como marca.

BRASÍLIA. Dois dos mais importantes símbolos da música brasileira ¿ o samba e a bossa nova ¿ foram registrados como marcas em outros países. Embora a Prefeitura do Rio tenha publicado recentemente decreto instituindo a bossa nova como Patrimônio Cultural Carioca e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tenha declarado o samba carioca Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, um levantamento do escritório de advocacia Montaury Pimenta mostra que empresas estrangeiras vêm se aproveitando da fama verde-amarela.

Em julho de 2003 a americana Markanna Studios registrou a bossa nova como marca de discos e fitas. E, em dezembro de 2006, na Austrália, a DMG Radio registrou a bossa nova para prestação de serviços artísticos. Há ainda pedidos de registro no Chile (no caso, samba), na Espanha e no Japão.

Segundo o advogado Luiz Edgard Montaury, as empresas detentoras dessas marcas podem impor dificuldades à entrada de um disco de algum artista brasileiro com as palavras samba ou bossa nova no título. Mesmo com chances de o artista ganhar na Justiça, diz, os custos serão elevados. Essa também é a avaliação do presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Jorge Ávila:

¿ Acho esses registros um absurdo. Isso gera um risco muito grande para qualquer gravadora brasileira. (Martha Beck)