Título: PMDB aproveita negociação para tentar assegurar cargos em estatais
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 25/10/2007, O País, p. 4

BARGANHA NO CONGRESSO: Partido quer retomar o comando do setor elétrico.

César Borges, que trocou o DEM pelo PR, quer comando das Docas da Bahia.

BRASÍLIA. Como já havia feito na Câmara para conseguir o controle de Furnas, o PMDB do Senado também decidiu pôr a CPMF na mesa de negociação para tentar retomar o comando do setor elétrico, hoje nas mãos da ministra da Casa Civil, Dilma Roussef. A cúpula do partido mandou recado ao Planalto: para votar a prorrogação da CPMF será preciso resolver a situação do Ministério das Minas e Energia. O partido quer o retorno do ex-ministro Silas Rondeau, antes mesmo do relatório da Procuradoria Geral da República sobre a Operação Navalha, e, com isso, retomar o comando das principais estatais do setor: Eletrobrás, Eletronorte e Eletrosul.

Preocupado com o clima de insatisfação na base, o presidente Lula deu sinal verde para que sejam resolvidos os principais problemas das bancadas governistas. Assessores do Planalto ainda estão traumatizados com o atraso no relatório da CPMF feito pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), na CCJ da Câmara, que segurou tudo até que o governo nomeasse Luiz Paulo Conde para Furnas. Agora, quem tem pressa para a definição do setor elétrico é o senador José Sarney (PMDB-AP).

- O setor elétrico está todo parado. É preciso resolver, primeiro, o Ministério de Minas e Energia. Essa tem que ser um prioridade para, depois, resolver todo o setor elétrico. O presidente Lula sinalizou que resolveria esse problema ainda este mês - disse o senador Edison Lobão (PMDB-MA).

Questões regionais entram na negociação da CPMF

Recentemente, o PMDB do Senado liderou rebelião contra o governo, derrubando a medida provisória que criava a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, do ministro Mangabeira Unger.

- Mais cedo ou mais tarde terá de ser resolvida a questão do setor elétrico e do Ministério das Minas e Energia - ponderou o líder da bancada, Valdir Raupp (PMDB-RO).

Várias outras questões regionais estão sendo postas no balcão de negociação da CPMF. Semana passada, o senador Paulo Duque (PMDB-RJ) esteve no Planalto com o ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, e cobrou que o governo federal faça uma doação ao Estado do Rio de prédios dos antigos ministérios da Educação e da Fazenda, além do edifício que foi sede da Rede Ferroviária Nacional. Eles abrigariam secretarias e órgãos estaduais.

Não é só no PMDB que há insatisfações. O senador César Borges (PR-BA) quer uma compensação para o PR da Bahia depois que o grupo não ficou com o comando das Docas do estado. A estatal foi entregue para o PSB do ministro dos Portos, Pedro Brito, afilhado do deputado Ciro Gomes (PSB-CE).