Título: Leitores relatam ao Globo Online um dia de caos nas ruas
Autor:
Fonte: O Globo, 25/10/2007, Rio, p. 14
Mais de 200 leitores enviaram ao Globo Online fotos ou depoimentos sobre os problemas causados pela forte chuva que atingiu o Rio e pelo deslizamento de terra que interditou o Túnel Rebouças. A leitora Daniela Oliveira contou que levou três horas da Gávea até Botafogo. Segundo ela, a Rua Jardim Botânico ficou completamente engarrafada no sentido Humaitá.
¿Depois de esperar por quase duas horas no ônibus parado, desci e voltei num circular pelo Leblon, Ipanema e Copa, para, enfim, chegar a Botafogo. E a tendência é piorar, porque aqui a chuva aumenta¿, escreveu.
Já os leitores Rodrigo de Sá Fortes e José Victor Gomes Peixoto relataram que várias ruas de Botafogo ficaram alagadas. Eles reclamaram ainda da falta de limpeza dos bueiros, que ficaram entupidos e dificultaram o escoamento. De acordo com Rodrigo, a Rua Dona Mariana ficou embaixo d`água. Já José Victor relatou que na Rua Barão de Lucena os motoristas se arriscaram ao tentar passar com seus carros.
¿A água invade as garagens e as portarias dos edifícios deixando moradores ilhados¿, escreveu José, que relatou ainda que a Rua Visconde de Ouro Preto, principal acesso à Praia de Botafogo, também ficou alagada.
O trânsito ficou ruim também na Zona Norte. Os rios Maracanã e Joana transbordaram e o trânsito foi interrompido nos dois sentidos da Avenida Radial Oeste. De acordo com o leitor Marcelo Jardim Varela, as ruas Moraes e Silva e Ibituruna ficaram sem condições de tráfego, e a água atingiu cerca de 50 cm de altura.
Luiz Lemos Marroig também lamentou a falta de limpeza nos bueiros:
¿Como normalmente acontece quando chove, não pudemos sair de casa devido à inundação das Rua Professor Gabizo, Dr. Satamini, e Heitor Beltrão¿, desabafou.
Mas não foi apenas no Rio que o trânsito ficou caótico. Em Niterói, moradores enfrentaram alagamentos e congestionamentos. De acordo com Felipe Maciel, moradores de Icaraí ficaram ilhados na Rua Lemos Cunha, entre Mariz e Barros e Sete de Setembro. Rodrigo Soares Cruz disse que as principais vias do Ingá também ficaram alagadas:
¿A chuva inundou as principais vias de Icaraí e Ingá¿, relatou.
Já Gustavo Henrique ficou impressionado com a língua negra que se formou na Praia de Charitas:
¿Enquanto no canto esquerdo da praia um rio de esgoto e sujeira desembocava no mar, barcos de pesca, do outro lado da estação, indicavam que ali é uma área de intensa atividade pesqueira¿, contou.
http://oglobo.globo.com/participe/