Título: Rio pode ficar uma semana sem Rebouças
Autor:
Fonte: O Globo, 25/10/2007, Rio, p. 14
Devido às chuvas, só uma das pistas deve ser liberada entre sábado e segunda.
Ocaos no trânsito do Rio provocado ontem pelo deslizamento de sete mil toneladas de terra na boca da segunda galeria Zona Norte-Zona Sul do Túnel Rebouças pode durar uma semana. Na melhor das hipóteses, a prefeitura espera reabrir sábado apenas a pista Zona Sul-Zona Norte. A outra galeria, mesmo que tudo corra bem, só seria liberada segunda-feira. O próprio secretário municipal de Obras, Eider Dantas, acredita, porém, que o mais provável é que o túnel só seja reaberto dentro de uma semana.
Para tentar contornar o problema, a CET-Rio vai pôr para funcionar hoje um esquema de emergência, suspendendo a faixa reversível da Auto-Estrada Lagoa-Barra no trecho entre Barra e São Conrado, forçando os motoristas a optarem pela Linha Amarela e pelo Alto da Boa Vista para chegar ao Centro.
Nos planos da CET- Rio para minimizar o caos hoje, está previsto ainda o aumento do tempo dos sinais de trânsito nos horários de pico nos principais cruzamentos da cidade. Também serão suspensas as interdições noturnas dos túneis Santa Bárbara e do Joá para reparos de rotina. Ainda segundo a CET-Rio, haverá reforço no Centro de Controle de Trânsito para o monitoramento do tráfego, em tempo real. E todas as dez linhas de ônibus que passam pelo Rebouças terão seus itinerários alterados para o Santa Bárbara. O metrô e os trens vão operar hoje com toda a frota, em caráter de emergência. Nas barcas não haverá alteração.
Eider Dantas disse ontem que, devido às fortes chuvas, ainda não havia segurança para os operários subirem a encosta e trabalharem na remoção de terra e pedras que estão soltas.
¿ Sábado à tarde é a hipótese mais otimista, mas, no meu entender, somente em uma semana vamos reabrir o Rebouças. Se parasse de chover, poderíamos liberar a pista Zona Sul-Norte (que não foi atingida diretamente pela queda de barreiras) na quinta-feira (hoje) à noite ou na sexta-feira de manhã. Mas a previsão é de que continue a chover forte na cidade pelo menos até o meio-dia de amanhã (hoje). Aquilo lá está um pântano ¿ disse Eider.
Deslizamento quase atingiu operários
O secretário de Obras recomendou que as pessoas só saiam de casa se for estritamente necessário. E que optem pelo transporte coletivo ou que, no caso de resolverem circular de carro, dêem carona a vizinhos e amigos.
Segundo Eider, durante os trabalhos de inspeção da encosta que desabou, por pouco não ocorreu uma tragédia.
¿ Quinze minutos depois de os operários descerem, ocorreu um grande deslizamento ¿ contou.
O túnel teve a pista sentido Zona Sul interditada já às 22h de anteontem, uma hora antes do previsto. A outra pista também foi fechada. Houve deslizamentos às 17h e às 21h30m de anteontem ¿ sendo que, no primeiro, não chegou a cair terra na pista¿; e, ontem, às 8h23m, às 9h07m, às 10h50m, às 12h35, às 14h35m e às 18h. O incidente mostrou que o Rio é refém do Rebouças. Sem o túnel, que recebe cerca de 190 mil carros por dia, o trânsito deu um nó, com reflexos nas principais estradas de acesso e em Niterói.
Para impedir que os veículos chegassem ao Rebouças, foram feitos bloqueios nas avenidas Epitácio Pessoa, no entroncamento com a Fonte da Saudade, e Borges de Medeiros, na altura da Lineu de Paula Machado. Às 6h30m, o trânsito já apresentava retenções nos principais corredores: as ruas Jardim Botânico, Voluntários da Pátria, das Laranjeiras e Pinheiro Machado, além da Praia de Botafogo. Caminhos alternativos ao Rebouças, como o Aterro do Flamengo e o Túnel Santa Bárbara, também apresentaram intensos congestionamentos.
MAIS UMA VEZ, CARIOCAS SE VIRARAM SOZINHOS, na página 22