Título: Ensino médio terá merenda escolar
Autor: Gois, Chico de e Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 26/10/2007, O País, p. 4

Segundo ministro, medida vai beneficiar cerca de 8 milhões de estudantes.

BRASÍLIA. O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou ontem que o programa de merenda escolar será ampliado para o ensino médio a partir do próximo ano. Na cerimônia de entrega do prêmio "Gestor eficiente da merenda escolar", Haddad disse que o dinheiro para a ampliação do programa - R$350 milhões - já está na proposta do Orçamento da União de 2008 e depende apenas da aprovação de projeto que será enviado ao Congresso. A medida vai beneficiar cerca de 8 milhões de estudantes, segundo o ministro da Educação.

O projeto vai estabelecer ainda prioridade para aquisição de alimentos produzidos pela agricultura familiar e permitir que o Ministério da Educação repasse o dinheiro da merenda escolar diretamente para os colégios quando as prefeituras são inadimplentes. Atualmente, segundo o ministro, 37 prefeituras não prestaram contas ao MEC e não podem receber o dinheiro da merenda.

Lula: irregularidades de prefeitos são exceção

Na solenidade, seguida de almoço, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a política social adotada pelo governo "pode não ser a melhor do mundo, mas é uma das melhores que já foi colocada em prática neste país". Segundo Lula, a parceria entre o governo federal e as prefeituras tem dado certo. Para o presidente, eventuais irregularidades cometidas por prefeitos não são a regra, mas a exceção.

- Vai ter um ou outro prefeito que comete desatino, como tem na humanidade sempre muita gente que comete desatinos. De vez em quando, a imprensa pega um erro de um prefeito ou de um gestor e coloca aquilo como se fosse regra, quando, na verdade, o erro neste caso é uma exceção - disse Lula.

O presidente afirmou que o desafio do governo é transformar as políticas sociais "em forte organização social e institucional para que as pessoas que venham depois nunca fiquem mudando, acabando com essa ou com aquela". Lula ressaltou ainda que as prefeituras premiadas ontem por melhorias no programa de merenda escolar são dos mais diversos partidos - do PT ao PSDB, passando por DEM, PP, PMDB, PTB e PPS -, o que mostra a ausência de conotação ideológica na escolha dos 24 vencedores. O prêmio é organizado pela ONG Ação Fome Zero, presidida pelo consultor Antoninho Trevisan, amigo do presidente.