Título: Governo dará feriadão para servidores federais
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 26/10/2007, O País, p. 8
Data é mudada para "emendar".
BRASÍLIA. O governo federal vai proporcionar um feriadão para todos os cerca de um milhão de servidores públicos. O Ministério do Planejamento publica hoje uma portaria que decreta, em caráter excepcional, o dia 16 de novembro, uma sexta-feira, como ponto facultativo para funcionários públicos federais. A medida tem como objetivo compensar o fato de o Dia do Servidor Público, feriado da categoria que é comemorado em 28 de outubro, cair num domingo. Portanto, o governo decidiu que o servidor poderá emendar o feriado de 15 de novembro, recomendando apenas que serviços essenciais, como hospitais, sejam preservados durante o feriadão.
O anúncio da medida ontem provocou críticas da oposição, de especialistas em relações de trabalho e até mesmo de servidores públicos.
- O governo não pensa em produtividade para o setor público. É lamentável, pois deverá trazer prejuízos à economia. Muitas atividades privadas dependem de órgãos públicos, e perderemos um dia de produção. Além disso, outras atividades não essenciais, como consultas médicas, ficarão postergadas - disse o professor José Pastore, que se dedica ao tema há 40 anos.
O líder do DEM no Senado, Agripino Maia (RN), disse que ainda há tempo para o Ministério do Planejamento rever a decisão:
- Criar feriado em dia útil é coisa de país de Terceiro Mundo. País de Primeiro Mundo costuma respeitar o calendário e não move data para produzir feriadão.
A notícia surpreendeu até o presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Paulo Rizzo. O ponto facultativo no dia 16 de novembro atinge as universidades federais. Para Rizzo, o governo deveria manter a comemoração do Dia do Servidor na data fixada em lei desde 1991, independentemente do dia da semana.