Título: Plataforma inclinada no ES
Autor: Rosa, Bruno e Melo, Liana
Fonte: O Globo, 26/10/2007, Economia, p. 30

VITÓRIA. Uma plataforma do tipo semi-submersível (SS) da Pride do Brasil, empresa que presta serviços para a Petrobras, apresentou problemas entre 18h30m e 19h de ontem, causando temor de que o acidente ocorrido em 2001 com a P-36 - que afundou, matando 11 pessoas - se repetisse. A estrutura, em operação na costa do Espírito Santo, apresentou inclinação de cinco graus. A máxima considerada segura é de dez graus.

A inclinação foi provocada por uma falha em uma das linhas de admissão de água do mar usada na rede de hidrantes, levando à inundação em um dos compartimentos da plataforma. Ainda não se sabe o que provocou a falha. Uma comissão constituída pela Petrobras vai apurar as causas do acidente. No momento do acidente, havia mais de cem pessoas a bordo. Uma equipe de oito mergulhadores chegou a ser levada de helicóptero para a plataforma, para avaliar a situação.

Segundo a Petrobras, não houve necessidade de retirar os operários da plataforma, que já foi estabilizada. Apesar de contornada a situação, será feita uma nova avaliação hoje, para decidir se os trabalhadores serão mantidos em alto-mar ou levados para a terra. A diretoria da Pride esclareceu que a plataforma só voltará a operar normalmente após a identificação do problema. (Rodrigo Lira, especial para O GLOBO)