Título: Presidente festeja 62 anos com bolo e militantes
Autor: Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 28/10/2007, O País, p. 10

No jantar de aniversário, Jobim é elogiado por ter xingado líder do DEM.

BRASÍLIA. A comemoração dos 62 anos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva invadiu a madrugada de ontem, no Palácio do Alvorada, e entrou pela manhã, com direito a bolo com uma estrela vermelha de seis pontas, refrigerante, pirulito e balões vermelhos e brancos. Na véspera, o jantar teve churrasco de boi, frango e carneiro, além de mandioca, salada, e, de sobremesa, sorvete. No encontro, o destaque foi o ministro da Defesa, Nelson Jobim, que recebeu elogios de alguns convidados porque, semana passada, discutiu com o presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), a quem chamou de "guri de merda".

A festa da noite foi organizada pela primeira-dama, Marisa Letícia, que convidou apenas ministros (19 compareceram, alguns dirigindo os próprios carros), os líderes do governo na Câmara, no Senado e no Congresso, os presidentes da Câmara e interino do Senado - únicos a chegarem escoltados por seguranças -, os chefes das Forças Armadas e assessores próximos.

Alguns poucos amigos também estiveram presentes, como o presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, que ontem de manhã, de bermuda, já estava a postos para o segundo parabéns.

Entre os presentes, estátua africana e cachaça Sagatiba

Na festa, além de bolo, houve uísque, vinho e cerveja. Lula ganhou gravatas, charutos, uma escultura africana e uma cachaça Sagatiba, edição especial, enviada pelo usineiro Maurílio Biaggi. A banda da Aeronáutica animou a noite.

Na manhã de ontem, do lado de fora do Alvorada, a festa foi popular, organizada pelo ex-sindicalista José Zunga. Cerca de cem pessoas participaram. Apesar de planejar a festa há três semanas, Zunga disse que só na sexta-feira foi autorizado a armar as tendas. Por isso, justificou, não havia muita gente.

Os militantes foram convidados por e-mail. Lula ganhou, entre outros presentes, uma bonequinha da Hello Kitty e ouviu o coro "um, dois, três, é Lula outra vez", numa referência velada a um terceiro mandato, que o presidente diz não querer. A festa custou R$50. O bolo foi doado por uma petista.

Lula, que vestia uma guaiabera (tradicional camisa cubana) vermelha e calça branca, cumprimentou os militantes (muitos com camisetas do PT), cantou parabéns duas vezes e, depois de soprar as velinhas, as inverteu, formando 29. Dona Marisa, de blusa e vermelha, saia de mesmo tom e chapéu, não desgrudou do aniversariante.

- O fato de estar completando 62 anos, com muita saúde, só tenho de agradecer a Deus. Se depender da minha vontade, vocês vão comemorar comigo os 72 - celebrou Lula.(Chico de Gois e Cristiane Jungblut)

www.oglobo.com.br/pais