Título: Dilma em campanha
Autor: Nunes, Vicente
Fonte: Correio Braziliense, 17/04/2009, Política, p. 08

O PT mineiro pretende reunir hoje cerca de mil líderes do partido em Minas, entre prefeitos, vereadores e outras autoridades petistas e de partidos aliados para receber a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), em um hotel de Belo Horizonte. Com uma extensa agenda de atividades, a pré-candidata à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem a Minas Gerais pela segunda vez no mês e, se depender da legenda, a presença no estado, segundo colégio eleitoral do país, vai se intensificar. A estratégia popularizar a ministra e deixar claro para os potenciais eleitores que, apesar de ter feito carreira política no Rio Grande do Sul, Dilma é mineira.

Pela manhã, a ministra faz palestra sobre as ações do governo federal para superar a crise econômica mundial e à tarde visita o Morro das Pedras e entrega obras na área de saneamento e habitação feitas em parceria com a prefeitura, na Vila São José. Dilma encerra a visita falando de crise em evento promovido pelo Diretório Nacional do PT e a Fundação Perseu Abramo. De acordo com o presidente do PT no estado, deputado federal Reginaldo Lopes, foram convidados os 109 prefeitos petistas e o foco maior do encontro é municiar os aliados para a defesa das ações do governo federal diante da crise.

O dirigente adiantou, no entanto, que o partido está preparando uma agenda partidária e de inauguração de obras do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) no estado e vai entregar a demanda para Dilma. Os petistas querem provocar agendas para mostrar ações do governo federal encabeçadas por ela e tentar popularizar sua imagem, tendo em vista que ela nunca foi experimentada nas urnas. ¿Ela é nossa pré-candidata, uma ministra importante e é mineira. Queremos que ela esteja presente nas várias atividades do estado para fazer também que ela possa ganhar o coração dos mineiros.¿ Segundo Lopes, não está previsto o lançamento da pré-candidatura da ministra do evento, mas as lideranças estarão livres para eventuais manifestações. ¿Não temos como controlar a militância, agora, o evento foi formatado para debater a crise¿, disse.

Mineira Dilma nasceu em Belo Horizonte em dezembro de 1947. Sua mãe, de mesmo nome, é de Uberaba, no Triângulo Mineiro, e, quando a agenda permite, recebe visitas da filha na capital. Ela passou a infância em Belo Horizonte, estudou no Colégio Sion ¿ hoje Colégio Santa Doroteia ¿ e depois no Estadual Central, no auge do movimento estudantil. A petista iniciou a militância no início dos anos 1960 na organização Política Operária, conhecida como Polop. Depois de ser presa durante a ditadura militar, ela se mudou para o Rio Grande do Sul. A estratégia de ¿mineirizar¿ Dilma começou a ganhar formas em Montes Claros, na semana passada, quando a ministra acompanhou o presidente Lula durante a inauguração de uma usina de Biodiesel.