Título: Caixas de leite foram enterradas no Sul do país
Autor: Weschenfelder, Josiane
Fonte: O Globo, 28/10/2007, Economia, p. 31

Produto ainda na validade foi encontrado em fazenda após denúncia e agora será analisado em laboratório.

VALE DO TAQUARI (RS). Centenas de embalagens danificadas e caixas de leite longa vida cheias foram encontradas, na última sexta-feira, enterradas em uma fazenda na localidade de Alto Pinheiral, interior de Fazenda Vilanova, no Vale do Taquari, Rio Grande do Sul. O leite será analisado em laboratório para que seja averiguado se tem ou não algum tipo de contaminação.

Foram explorados cinco pontos diferentes dentro de uma área de dez hectares e em todos foram encontrados vestígios de leite. São caixas de longa vida das marcas Nutrilat, Só Milk e Mu-Mu, de diferentes lotes. A maioria tem data de fabricação de 13 de outubro e validade até 13 de abril de 2008.

Empresa pode ser multada por crime ambiental

Na quinta-feira, o Batalhão Ambiental recebeu denúncia anônima de que, na segunda-feira, um caminhão da Indústria de Laticínios Nutrilat havia depositado no local 700 mil caixas de leite. A área, que pertence ao vice-prefeito do município, José Rodolfo Reis, foi interditada.

¿- É um fato grave, no mínimo estranho. Num momento em que está sendo constatada contaminação de leite no país, essa situação gera dúvidas ¿ disse o subcomandante da Brigada Militar no Estado, coronel Paulo Roberto Mendes.

Segundo o sargento Anestor de Moura, comandante do Batalhão Ambiental, os responsáveis podem responder por crime ambiental e receber pena de um a quatro anos de prisão. A empresa pode ser multada em R$1 mil a R$50 milhões, de acordo com o número de caixas.

*Da Zero Hora