Título: Dilma poderá ter alta hoje em SP
Autor:
Fonte: O Globo, 29/10/2007, O País, p. 5

Diverticulite aguda foi revelada em exame de rotina e causou internação.

SÃO PAULO. A chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, deve receber alta ainda hoje do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, segundo a assessoria da ministra. Dilma chegou ao hospital no sábado, por volta de 11h, para fazer exames de rotina, quando foi diagnosticado um quadro de diverticulite aguda. A ministra foi atendida por uma equipe de gastroenterologistas coordenada pelo médico Riad Younes, diretor clínico do hospital.

Medicada com antibióticos, Dilma teve seu quadro clínico estabilizado, permanecendo em repouso, por orientação médica, durante todo o fim de semana.

Apesar do quadro agudo, não havia previsão de cirurgia. A diverticulite é uma infecção que se manifesta geralmente no intestino grosso, e é provocada pela falta de fibras na dieta alimentar. Segundo assessores, Dilma não apresentava sintomas na sexta-feira, véspera da internação, quando participou em Brasília da festa de aniversário de 62 anos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto.

- Ela está sendo medicada com antibióticos e o tratamento deve prosseguir depois da alta, com esta mesma medicação - informou ontem a assessoria de Dilma.

Próximo boletim médico, só após a alta da ministra

Em boletim na noite de sábado, a equipe médica que cuida da ministra informara que o seu quadro era estável e que sua internação fora motivada por uma infecção no intestino. Mas os médicos não falavam em liberar a paciente, limitando-se a informar que ela "pode receber alta nos próximos dias".

- O próximo boletim médico será divulgado somente após a alta, que pode se dar a qualquer momento, entre hoje (ontem) e amanhã (hoje) - reafirmou no início da noite de ontem a assessoria do Sírio-Libanês.