Título: Rebouças vai ser reaberto às 5h de hoje
Autor: Gomes, Aline; Raiter, Amanda
Fonte: O Globo, 29/10/2007, Rio, p. 16

Três das 4 galerias serão liberadas para a adoção de pistas reversíveis.

Três das quatro galerias do Túnel Rebouças serão reabertas ao tráfego hoje, a partir das 5h. Apenas a galeria Cosme Velho-Lagoa continuará fechada. Para desafogar o trânsito, a prefeitura decidiu implantar pistas reversíveis, que funcionarão em mão única nos horários de pico. Das 5h às 15h, o túnel estará aberto somente no sentido Sul-Norte. Das 16h à meia-noite, apenas no sentido Norte-Sul. Entre 15h e 16h, ele ficará fechado.

Do primeiro minuto às 5h de terça-feira, a pista será fechada para os trabalhos da prefeitura na encosta. A reabertura total do Túnel Rebouças está prevista para terça-feira à tarde ou quarta de manhã.

A decisão de reabrir as galerias foi tomada pela prefeitura ontem de manhã. À tarde, operários começaram a quebrar a mureta central do Elevado Paulo de Frontin, na altura da Rua Haddock Lobo, mas desistiram porque o concreto era muito resistente. Com isto, ficou decidido que seria quebrado o canteiro central entre as duas galerias do Rebouças. Naquele ponto, entre 16h e meia-noite, os motoristas que saem do Centro e da Zona Norte terão que passar para a outra pista e pegar a galeria Sul-Norte. Na saída da galeria, o motorista retornará à pista em direção à Lagoa. Não será possível pegar o acesso para a Rua Jardim Botânico. A opção será pegar as avenidas Epitácio Pessoa ou Borges de Medeiros. Todos os acessos no Cosme Velho estão fechados.

Secretário pede que cariocas usem transporte coletivo

De acordo com o secretário municipal de Transportes, Arolde de Oliveira, a abertura de um dos sentidos do Rebouças melhorará o trânsito, mas o carioca deve continuar optando pelo transporte coletivo. A agulha de acesso ao Cosme Velho permanecerá fechada até a normalização do tráfego no túnel.

¿ O tráfego ainda estará complicado, e quem puder deixar o carro na garagem, deve fazê-lo ¿ disse.

O secretário municipal de Obras, Eider Dantas, está otimista e acredita que a abertura total do túnel aconteça ainda na terça-feira, apesar de o trabalho de limpeza da encosta estar sendo feito manualmente. Na madrugada de ontem, uma escavadeira subiu a encosta com a ajuda de um guindaste, mas a instabilidade do solo impossibilitou o trabalho mecânico no lugar.

¿ Não conseguimos avançar muito com a escavadeira porque o terreno está como uma areia movediça. A máquina começou a afundar, colocando em risco a vida do operador ¿ explicou Dantas.

Túnel pode ser interditado em caso de novo temporal

Até o fim da tarde de ontem, os operários da Geo-Rio, da Secretaria municipal de Obras e da Comlurb trabalhavam na colocação de tapumes de madeira de dois metros de altura na encosta em cima da galeria que será reaberta, bem como na construção de uma abóbada em estrutura de metal e madeira, de 4,5 metros, na saída do túnel, e de uma mureta de concreto e metal, de oito metros de extensão e 2,6 metros de altura, entre as pistas. A estrutura temporária ficará no local até o fim das obras na encosta.

¿ O intuito é garantir a segurança dos motoristas ¿ explicou o secretário.

Ainda de acordo com Eider Dantas, hoje serão feitos a limpeza e o nivelamento do solo em cima do túnel para a colocação de tapumes também em cima da galeria onde aconteceu o deslizamento. Segundo o secretário, em caso de um forte temporal, existe a possibilidade de o Rebouças voltar a ser interditado. Mas a situação será analisada conforme informações que forem repassadas pelo sistema Alerta Rio. Ele calculou em seis meses o término das obras de contenção e acrescentou ainda não ter uma estimativa do custo da obra.

www.oglobo.com.br/rio