Título: Em Granjeiro, prefeitura é o maior empregador
Autor: Lamego, Cláudia
Fonte: O Globo, 27/10/2007, O País, p. 8

Município não tem indústrias.

FORTALEZA. No Sul do Ceará, o município de Granjeiro, a 460 quilômetros de Fortaleza, não tem indústrias, agências bancárias ou sinal de telefonia celular. Só há quatro anos começou a funcionar a única escola de ensino médio. A economia depende principalmente das transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS). Para a população de 5.640 habitantes, a prefeitura é o maior empregador do município: tem 1.132 funcionários, 20% da população. É a segunda maior proporção entre o número de habitantes e o de funcionários públicos no Brasil, segundo o IBGE.

¿ O que roda de dinheiro no município ou é a agricultura de subsistência ou é a prefeitura ¿ diz o secretário de Finanças, José Wilson Ferreira. ¿ Somos também o segundo município no Brasil mais esquecido das autoridades. Se o prefeito não abraçar os problemas sociais, não vem ninguém de jatinho fazer isso, a não ser a cada quatro anos pedir votos.

Apesar do tamanho da máquina pública, o gasto com pessoal está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. A folha de pagamento representa 41% da receita do município, quando o limite é de 54%. A grande maioria trabalha apenas um expediente de quatro horas e recebe um valor proporcional que chega a, no máximo, metade do salário mínimo.

¿ Tentamos minimizar o caos social de uma prefeitura pobre, pobre, pobre. Seria piorar o caos tirar um pai de família dessa folha de pagamento ¿ diz o contador da prefeitura, Jobson de Oliveira.

A maior parte dos funcionários integra o quadro efetivo. Os cargos comissionados representam cerca 18% do total de servidores e estão concentrados principalmente em duas secretarias. Trinta e três dos 39 funcionários da Ação Social ocupam cargos de confiança. O mesmo número de cargos comissionados existe na Secretaria de Infra-estrutura, que tem o segundo maior número de servidores (335). Com 656 pessoas na folha de pagamento, a Secretaria de Educação, Cultura e Desporto agrega o maior número de funcionários públicos.

No gabinete do prefeito estão lotados 11 funcionários: apenas dois são comissionados. O restante tem cargo eletivo, o que significa que seu ocupante ou tem status de secretário ou é ordenador de despesas.